SMDS promove atendimentos psicossociais remotos durante pandemia e já serve de referência para outros municípios

Publicado em 26/06/2020 às 10:36

Os atendimentos remotos realizados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) de Queimadas-PB durante a pandemia da covid-19 vêm ganhando destaque e servindo de referência para outros municípios da região. Através do projeto “Em casa com a SMDS”, a secretaria continua ofertando assistência para as pessoas e famílias atendidas pelos serviços da Proteção Social Básica e da Proteção Social Especial, porém de forma a garantir a segurança deste público diante do coronavírus.

A nova estratégia de atendimento consiste na readequação dos serviços que já eram ofertados nas sedes físicas da SMDS, através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), da Gerência de Articulação e Política para as Mulheres (GAPM) e do Programa Criança Feliz.

Semanalmente, os usuários dos serviços da SMDS e suas famílias recebem o atendimento psicossocial através do teleatendimento, de vídeo-chamada e das plataformas virtuais de comunicação, como Youtube, Instagram e Whatsapp, além de receberem também vídeos e materiais didáticos com orientações sociais produzidos especialmente pela equipe queimadenses. Ao todo, cerca de 1.000 usuários estão sendo alcançados com os atendimentos remotos da SMDS.

Conforme explica a secretária de Desenvolvimento Social, Maria Alzenira Alexandrino, as ações do projeto “Em casa com a SMDS” vem ganhando visibilidade por representar a continuidade de um trabalho efetivo que é realizado pela Prefeitura de Queimadas na área do Desenvolvimento Social e da proteção dos direitos sociais.

“Temos percebido que esta modalidade de atendimento tem sido de grande importância neste momento da pandemia, pois os cidadãos em situação de vulnerabilidade social continuam tendo acesso à assistência social através das plataformas de comunicação. A diferença é a ausência do contato físico direto, garantindo que as pessoas não precisem sair de casa e se expor ao vírus”, destacou a secretária. Nas ocasiões em que se faz necessária a visita domiciliar, a equipe da SMDS está pronta para prestar a assistência seguindo todas as normas sanitárias.

Dentre os materiais confeccionados para os atendimentos remotos, merece destaque o lançamento das cartilhas virtuais informativas sobre o combate à violência contra a mulher, sobre os cuidados com os bebês durante a pandemia, e também a realização de lives que abordam temáticas importantes do atual cenário social. Estas estratégias de atendimento chamaram a atenção de diversas prefeituras da região, como Areia-PB e Damião-PB, que entraram em contato com a SMDS para coletar informações sobre a experiência queimadense.

A partir deste interesse pelo projeto “Em casa com a SMDS”, também foi criada uma rede de contato via Whatsapp para compartilhamento das informações e experiências municipais em desenvolvimento social para o enfrentamento da pandemia de covid-19. A rede já conta com a participação de 17 municípios dos estados da Bahia, Goiás, Piauí, Tocantins, Pernambuco e Paraíba.