Equipe da Prefeitura de Queimadas participa do lançamento da Agenda 2033 do Pacto Novo Cariri

Publicado em 28/11/2023 às 17:28

Foi lançada na noite da última segunda-feira (27) a Agenda Estratégica Cariri Paraibano do Pacto Novo Cariri. A agenda é uma parceria do Sebrae com a Associação dos Municípios do Cariri e Agreste da Paraíba (Amcap). Construído de forma compartilhada e colaborativa por líderes de 31 municípios, o documento reúne prioridades, estratégias e políticas públicas para nortear o desenvolvimento da região ao longo dos próximos 10 anos.

O evento de lançamento ocorreu na cidade de Cabaceiras e contou com a presença de autoridades e liderança de todo o Estado da Paraíba. O Prefeito de Queimadas, Carlinhos de Tião, esteve presente na solenidade acompanhado do Deputado Estadual João Paulo Segundo, do ex-Deputado Estadual Doda de Tião, de secretários e representantes de sua equipe de gestão.

O Pacto Novo Cariri foi desenvolvido pelo Sebrae no ano de 2000 como um programa de apoio ao desenvolvimento sustentável de uma região que apresentava baixa dinâmica de crescimento. Ao longo desses 23 anos, significativas transformações ocorreram na região e, em 2023, lideranças de diversos municípios sentiram a necessidade de reforçar essa união em prol de novas conquistas.

A provocação para o desenvolvimento de uma agenda intermunicipal partiu do prefeito Carlinhos de Tião, durante um encontro de prefeitos do Cariri e Agreste Paraibano realizado na cidade de Queimadas no dia 02 de fevereiro, que contou com a presença de 10 municípios, representantes do Governo do Estado e Sebrae Paraíba.

Naquela oportunidade, o prefeito queimadense apresentou as potencialidades econômicas de seu município e destacou a relevância de uma atuação conjunta com vistas a fortalecer o desenvolvimento integrado de toda a região. A partir de então, novos encontros ocorreram, outros municípios aderiram à iniciativa capitaneada pelo Sebrae e um grupo de aperfeiçoamento de lideranças foi formado para debater e construir tal agenda. Representando Queimadas, participaram os secretários Aurélio Albuquerque (Agricultura e Meio Ambiente) e Angélica Figueiredo (Cultura, Turismo, Esporte e Lazer).

Após a apresentação da Agenda, Carlinhos fez uma avaliação do projeto. “Esse é um dia muito especial para todos nós. Temos um projeto que evidencia as pretensões da região, com propostas, direcionamentos, para que a gente se fortaleça em todas as áreas e garanta com sustentabilidade o futuro do Cariri. Ficamos muitos felizes em fazer parte desse momento”, pontuou o prefeito.

A Agenda 2033 do Pacto Novo Cariri está centrada em três eixos estratégicos prioritários: Turismo e Economia Criativa; Cadeias Produtivas Rurais; e Inovação e Cultura Empreendedora. A metodologia adotada é o Programa LÍDER, formado por um grupo de líderes (agentes de desenvolvimento) voluntários dos setores público, privado e terceiro setor.

Confira a Agenda Pacto Novo Cariri 2033: