Secretaria de Saúde intensifica combate ao mosquito da dengue – trabalho também auxilia no enfrentamento da covid-19

Publicado em 20/05/2020 às 11:58

Secretaria de Saúde intensifica combate ao mosquito da dengue – trabalho também auxilia no enfrentamento da covid-19

Além da pandemia da covid-19, nesta época do ano o Brasil registra um elevado índice de outras doenças virais, como Dengue, Zika e Chikungunya. Neste sentido, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Queimadas-PB intensifica suas ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti - transmissor das doenças.

Desde a última segunda-feira (18), as equipes da vigilância epidemiológica e dos agentes de combate às endemias estão realizando a dedetização nos bairros da cidade que registram os maiores índices de proliferação do Aedes Aegypti. O trabalho é realizado no turno da noite, que é o horário de maior circulação do mosquito.

De acordo com a coordenadora de vigilância epidemiológica, Camilla Sandrianny, o combate intensivo ao mosquito da dengue neste cenário de pandemia é fundamental também para o enfrentamento do coronavírus, pois os sintomas das doenças são muito semelhantes e facilmente confundidos. “Ao trabalhar na erradicação do Aedes Aegypti, nós conseguimos também diminuir uma parcela dos casos suspeitos de covid-19”, explica Camilla.

Para a eficiência deste trabalho em combate ao Aedes coordenado pela Sesau, é essencial que a população também faça a sua parte e tome todos os cuidados para evitar a proliferação do mosquito nas suas propriedades. Evitar acúmulo de água parada, manter recipientes de armazenamento de água bem fechados, remover todo e qualquer objeto que possa se transformar em criadouro do mosquito são alguns dos cuidados básicos.

Tempo
Queimadas - PB
Mín 22ºC
26º
Máx 30ºC
Pancada de chuva a tarde

Mais Lidas