Secretária de Queimadas representa o município em conferência nacional para manutenção de serviços da assistência social

Publicado em 26/11/2019 às 15:06

Representando os municípios paraibanos de porte médio, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social de Queimadas, Alzenira Alexandrino, faz parte da delegação que representa O Estado da Paraíba na Conferência Nacional Democrática da Assistência Social, realizada nestes dias 25 e 26 de novembro, na Associação dos Docentes da Universidade de Brasília – ADUnB.

Com a temática “Assistência Social: direito do povo com financiamento público e participação social”, esta é a primeira Conferência Democrática da Assistência Social no Brasil, convocada pela sociedade civil organizada, uma vez que o Governo Federal absteve-se de participar. Conforme a secretária Alzenira, a mobilização se deu em contraposição à escassez dos repasses federais para o financiamento dos programas e serviços que compreendem o Sistema Único da Assistência Social (SUAS) nos municípios brasileiros.

“É um momento muito importante para a assistência social de nosso país, pois estaremos juntos na luta em defesa do SUAS. Temos lutado junto com os usuários dos serviços e com os profissionais da assistência social, para que as políticas públicas em nosso país, estados e municípios tenham o devido financiamento, a devida prestação de serviços à população", destacou a Alzenira.

A secretária também participou de reunião com diretores do Fundo Nacional de Assistência Social e da SENARC, no intuito de viabilizar a liberação de parcelas em atraso dos programas e serviços da assistência social do município de Queimadas. Também foram abordados os assuntos referentes à lista de espera de famílias em situações de pobreza, que ainda não tiveram o benefício do Programa Bolsa Família liberado.

A liberação de tais recursos, entretanto, está condicionada à votação do orçamento do SUAS na Câmara Federal. Nesta terça-feira (26), servidores públicos lotados na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) de Queimadas promoveram uma mobilização em apoio aos representantes das delegações municipais e estaduais que estão reunidos em Brasília, na Conferência Nacional. O ato foi realizado em todos os municípios brasileiros participantes da conferência e se somará aos esforços empreendidos em prol da votação positiva do orçamento.

• suas-11.jpeg
  • suas-3.jpeg
  • suas-4.jpeg
  • suas-9.jpeg