Prefeitura de Queimadas entrega carteirinhas do atendimento prioritário para pessoas com Transtorno do Espectro Autista

Publicado em 13/10/2021 às 16:53

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Queimadas-PB realizou nesta quarta-feira (13) a entrega das carteirinhas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Essa iniciativa pioneira da Prefeitura de Queimadas vai assegurar às pessoas autistas o direito ao atendimento prioritário nos estabelecimentos públicos e privados do município, de acordo com a Lei Federal 12.764/2012.

Nesta primeira etapa, cerca de 40 pessoas com Transtorno do Espectro Autista foram beneficiadas com a carteirinha, mediante o cadastramento prévio realizado pelo CRAS. Para conscientizar a sociedade sobre a importância do atendimento prioritário, a equipe está realizando também a distribuição de material informativo com adesivos de sinalização do atendimento preferencial nos estabelecimentos comerciais locais.

Além do acesso à carteirinha, as famílias cadastradas junto ao CRAS também participarão de um grupo de atenção às famílias com TEA, cujo intuito é promover o suporte da equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS).

A mãe Rosana Gomes parabenizou a Prefeitura de Queimadas pela iniciativa. “É muito importante, pois muitas mães que não conhecem os direitos que os filhos tem e a carteirinha já é uma identificação que vai os ajudar quando a gente precisar ser atendido nos estabelecimentos. E também vai enriquecer mais o nosso conhecimento, pois tem muitos direitos que, quando chegamos no CRAS vocês nos orientam direitinho”, disse Rosana.

Já a secretária de Desenvolvimento Social, Alzenira Alexandrino, destacou o empenho da gestão municipal em promover políticas públicas que promovem a inclusão e a garantia dos direitos sociais.

As famílias que possuem pessoas autista e ainda não realizaram o cadastro para obtenção da carteirinhas podem procurar o CRAS, que fica localizado na Rua Odilon Almeida Barreto (antigo prédio da Escola José Miranda) portando os seguintes documentos: RG ou Certidão de nascimento, comprovante de residência, número do NIS, foto 3x4 e o laudo de diagnóstico da TEA. O horário de atendimento é de 7h às 13h.

Predomínio de sol