Mostra Pedagógica da EJA evidencia a importância da alfabetização como ferramenta de transformação social

Publicado em 27/11/2019 às 12:21

A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) realizou nesta quarta-feira (27) a “3ª Mostra Pedagógica EJA”, com os alunos da Educação de Jovens e Adultos. O evento aconteceu em frente à Prefeitura Municipal, e contemplou o tema “Queimadas e suas riquezas naturais”. Cerca de 1.300 alunos frequentam a EJA nas escolas municipais e apresentaram os projetos desenvolvidos em sala de aula.

A Mostra Pedagógica tem como objetivo propagar os conhecimentos adquiridos pelos alunos ao longo do ano letivo de 2019 e incentivá-los a dar continuidade aos seus estudos. De acordo com a coordenadora da EJA, Maria do Socorro Alves, o evento se configura também como um momento de reafirmação do poder de transformação social da educação de jovens e adultos.

“Nós temos alunos de todas as idades e muitas vezes ainda enfrentamos aquele ditado de que as pessoas mais velhas não aprendem mais. E nesta Mostra nós estamos derrubando este preconceito, mostrando tudo o que eles aprenderam. A EJA não é somente aprender a ler e a escrever, é uma alfabetização que traz as vivências de cada aluno para a sala de aula e valoriza isso”, destacou Maria do Socorro.

A aluna Marilene Pereira, da Escola Municipal José Pereira Sousa, é um exemplo desta alfabetização inclusiva. Sua turma desenvolveu o projeto "Lixo virando arte" e, ao expor os resultados para os visitantes da Mostra, Marilene se sentiu orgulhosa. “Temos que valorizar o que somos né, porque muita gente não sabe e aí não dá valor ao que construímos. E um momento como este valoriza o que nós construímos”, disse a aluna.

Conforme explicou a professora Luciene Tavares, todos os projetos da Mostra Pedagógica foram construídos pelos alunos. A partir de uma ideia escolhida por eles, o educador os auxilia no passo a passo da produção e o resultado final é a soma das experiências coletivas, que refletem no desenvolvimento educacional observado em sala de aula.

• mostra-pedagogica-3.jpeg
  • mostra-pedagogica-5.jpeg
  • mostra-pedagogica-2.jpeg
  • mostra-pedagogica-6.jpeg