Alunos queimadenses conquistam o 1º lugar na maratona “Educathon Cidadão Digital”

Publicado em 25/11/2021 às 08:47

A Prefeitura de Queimadas-PB e a Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) parabenizam os alunos da Escola José Tavares pela conquista do 1º lugar na maratona educativa “Educathon Cidadão Digital”, promovido pelo Programa Cidadão Digital da Ong  SaferNet Brasil em parceria com o Facebook  e que contou com a participação de escolas de todo o país.

A equipe “Net team” da escola queimadense, composta pelos alunos Gabryela de Medeiros, Nattan de Medeiros, David Leonardo, pela professora Pollyana Rodrigues Soares e pela embaixadora do Programa Cidadão Digital na Paraíba, a também queimadense Ana Calline, realizaram um conjunto de ações educativas voltadas para a promoção da cidadania digital – o uso responsável, saudável, positivo e crítico da Internet.

Dentre essas ações educativas, destacam-se a elaboração de um cordel, rodas de conversa sobre o uso responsável da internet, gincanas, painéis e posts sobre privacidade e criptografia. As atividades foram promovidas no próprio ambiente escolar e repercutidas para todo o município a partir das mídias digitais.

O resultado positivo desse trabalho garantiu à equipe a premiação de melhor projeto educativo em cidadania digital, entre as 25 equipes finalistas de 14 estados brasileiros. Para a embaixadora do Programa Cidadão Digital na Paraíba, Ana Calline, a conquista dos alunos da Escola José Tavares representa uma conquista para toda a sociedade queimadense.

“Esses jovens estão realizando no espaço escolar da nossa cidade ações que contribuem para a construção de uma internet mais segura e democrática. É um trabalho educativo que plantamos a sementinha hoje e os frutos serão colhidos lá na frente. Esse conhecimento vai se multiplicando e alcançando cada vez mais pessoas e é através da educação que podemos construir um futuro melhor”, pontou Ana Calline.

Os exemplares do cordel produzido pela equipe integrarão a biblioteca da escola e a discussão sobre cidadania digital também passará a fazer parte do calendário escolar ao longo dos anos letivos.