1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa discute os desafios de envelhecer no século XXI

Publicado em 12/04/2019 às 11:26

Lideranças comunitárias, representantes de órgãos públicos, de grupos de idosos e de organizações não governamentais da cidade de Queimadas/PB reuniram-se ontem (13), na Casa Dom Luís, para a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa – CMDPI. O encontro teve por objetivo discutir em comunidade as políticas públicas e estratégias voltadas à melhoria da qualidade de vida da população idosa.

A Conferência Municipal antecede as etapas estadual e nacional, para onde as propostas definidas aqui serão encaminhadas. Em 2019, estes encontros são pautados pelo tema “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”. Na cerimônia de abertura, após formação da mesa e execução dos hinos nacional e municipal, as autoridades presentes ressaltaram a importância deste momento para o desenvolvimento municipal.

Em seu pronunciamento, o prefeito José Carlos de Souza Rêgo refletiu a necessidade de vivenciar a conferência como um momento ímpar. “Sabemos que esta temática atualmente, envolve o dia a dia do país. As estatísticas mostram que a nossa população está envelhecendo e que a partir de 2040 vai começar a regredir. Nós precisamos ter políticas hoje, pensando já em 2040, para que possamos ter ações que projetam o idoso neste país, na nossa cidade”, falou o prefeito.

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Alzenira Alexandrino, agradeceu o empenho e dedicação de todos os serviços, grupos e representações presentes, sem os quais não seria possível trazer ao debate público o tema da conferência. “Nosso objetivo é traçar estratégias de atendimento e aprimoramento às políticas direcionadas à pessoa idosa. A Secretaria de Desenvolvimento Social reforça aqui este compromisso de estar em constante aprimoramento”, disse Alzenira.

A conferência teve como palestrante o professor Dr. Manoel Freire de Oliveira Neto, coordenador da Universidade Aberta à Maturidade – UAMA UEPB, que explanou sobre a temática proposta. Em seguida, os participantes se dividiram para o trabalho em grupos e posterior apresentação das propostas elaboradas, seguida da eleição da delegação que representará o município de Queimadas na Conferência Estadual de Saúde da Paraíba, a ser realizada em agosto na capital do Estado. São considerados delegados e delegadas com direito a voto todos os munícipes inscritos na conferência municipal, seguindo as disposições elencadas no regimento.

Como delegados representantes do poder público foram eleitas as titulares Priscila Frazão Monteiro e Luana de Sousa Brito, e os suplentes Mercio Emiliano Tavares da Silva e Eliz Rejane Vicente da Silva. Para representar a sociedade civil foram eleitas Maria Emília de Paula Rêgo e Ana Paula Cândido da Silva como titulares, e Inácia Tavares da Silva e Hosana Francisca Chagas Gomes como suplentes.

Ao final do evento, a comunidade demonstrou satisfação com o teor das discussões. “Já participei de algumas conferências, mas esta me surpreendeu positivamente quanto a participação construtiva do público. A I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Queimadas marca história e já deixa um legado importante para as próximas”, avaliou a coordenadora da Proteção Social Especial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Luana Sousa.