Prefeitura de Queimadas/PB implanta o Prontuário Eletrônico do Cidadão na rede municipal de saúde

Publicado em 27/08/2019 às 20:14

Buscando a excelência dos serviços prestados à população, a Prefeitura Municipal de Queimadas/PB investe na inovação tecnológica como um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento. A partir do mês de setembro, as unidades da rede municipal de saúde contarão com o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), um sistema informatizado da atenção básica, desenvolvido para organizar e apoiar o processo de cuidado ao cidadão.

O Prontuário Eletrônico do Cidadão armazena e compartilha em tempo real com o Ministério da Saúde todo o histórico de atendimentos do usuário no Sistema Único de Saúde (SUS), podendo ser acessado em qualquer outro município do país que também trabalhe com o sistema, através do do número do Cartão Nacional do SUS.

Conforme a coordenadora do Núcleo de Processamento de Dados (Nupro) da Secretaria Municipal de Saúde, Viviane Pereira, a implantação do PEC substituirá as fichas de prontuário em papel e garantirá mais agilidade e precisão nas consultas médicas.

“Um paciente que tenha alergia a determinado medicamento, por exemplo, quando for realizar uma consulta em qualquer unidade de saúde, o médico terá acesso às suas restrições medicamentosas, bem como ao seu histórico de saúde, podendo a partir daí direcionar o tratamento de forma mais ágil. Então, na prática, dinamiza e proporciona a melhoria do atendimento ao usuário”, pontua Viviane.

Entre os dias 27 a 30 de agosto, a equipe do Nupro realiza a capacitação técnica de utilização do sistema PEC para os enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos da Estratégia de Saúde da Família. Cada unidade de saúde será equipada com pontos de acesso à internet, computadores e impressoras.

Desde 2017 a Secretaria de Saúde trabalha com a base de dados eSUS+ destinada aos agentes comunitários de saúde e vem logrando êxito com a inovação tecnológica. A partir de agora, os dados referentes ao eSUS+ também serão compartilhados com o PEC e, em breve, outras novidades serão anunciadas.

Variação de nebulosidade