Outubro Rosa: unidades básicas de saúde realizam ações alusivas à campanha

Publicado em 09/10/2019 às 07:23

Outubro Rosa: unidades básicas de saúde realizam ações alusivas à campanha

A Prefeitura Municipal de Queimadas iniciou ontem (08), as ações alusivas ao Outubro Rosa, campanha de conscientização e prevenção ao câncer de mama e de colo de útero. Ao longo do mês serão realizadas atividades de cunho preventivo, educativo e social, envolvendo os diversos setores da gestão municipal.

Conforme o cronograma elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), além da mobilização que acontece durante todo o mês de outubro, cada unidade básica de saúde (UBS) terá uma data para trabalhar a temática de forma intensiva junto à comunidade, com palestras, roda de conversa, realização de exames e atendimentos médicos específicos.

Na terça-feira foi realizada a roda de conversa com as mulheres na UBS do bairro Cidade Tião do Rêgo, sendo as próximas ações nas seguintes datas:

• 09/10 – UBS Pedraq – 8h;
  • 10/10 – UBS Maracajá – 8h;
  • 14/10 – UBS Aníbal Teixeira – 8h;
  • 15/10 – UBS Guritiba – 8h;
  • 23/10 – UBS Ligeiro II;
  • 29/10 – UBS Zé Velho;

Também os órgãos vinculados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) realizarão rodas de conversa com os grupos de mulheres nos dias 9, 16 e 23. No dia 30 de outubro, será realizada uma oficina solidária de confecção de almofadas especiais para doação às pacientes em tratamento do câncer no Hospital da FAP.

O câncer de mama é o seguindo tipo que mais acometem brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. E para além da campanha de conscientização Outubro Rosa, a Secretaria Municipal reitera a importância do cuidado e prevenção durante todo o ano, como também disponibiliza de uma rede de profissionais e atendimentos especializados direcionados às pacientes.