1º Concurso Xaxado da Paraíba é realizado em Queimadas

Publicado em 26/06/2019 às 15:30

1º Concurso Xaxado da Paraíba é realizado em Queimadas

O 1º Concurso Xaxado da Paraíba foi realizado na noite da última segunda-feira (24) pela Prefeitura Municipal de Queimadas, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Secult), em parceria com a Associação de Quadrilhas Juninas de Campina Grande (Asquaju-CG).

O evento aconteceu no Complexo Esportivo “O Vitalzão” e reuniu grupos de xaxado que integram as quadrilhas juninas de diversas cidades do Estado. Cada grupo teve 4 minutos para apresentar seu espetáculo ao público, que lotou as arquibancadas do ginásio, e à comissão julgadora.

A comissão julgadora foi formada pelo coreógrafo Roberto Gomes, pelo ativista cultural Marconi Marques, pelo diretor de turismo de Campina Grande Lima Filho e pelo produtor cultural Danilo Belo. Coube ao júri escolher o “melhor bando”, “melhor casal Maria Bonita e Lampião” e “melhor destaque” nas categorias Agreste e Estado.

Na categoria “melhor bando do Agreste” venceu o xaxado da quadrilha junina Arriba a Saia, de Queimadas/PB, com 270 pontos. Já na categoria “melhor bando do Estado”, o primeiro lugar foi conquistado pelo xaxado da quadrilha junina Rosas dos Ventos, da cidade de Junco do Seridó/PB, com 265,4 pontos. Cada grupo vencedor recebeu troféu e uma premiação no valor de R$ 300,00, patrocinada pelo deputado estadual Doda de Tião.

O troféu de “melhor casal Maria Bonita e Lampião” foi conquistado pelo casal Júnior Andrade e Priscila Amorim, da quadrilha junina Arriba a Saia. Já a premiação de “melhor destaque” será divulgada posteriormente, na cerimônia do Prêmio Melhores do Ano, a ser realizado pela Asquaju-CG. Conforme a secretária municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Angélica Figueiredo, o 1º Concurso Xaxado da Paraíba superou as expectativas.

As premiações de “melhor destaque” e “melhor casal Maria Bonita e Lampião” serão divulgadas posteriormente, na cerimônia do Prêmio Melhores do Ano, a ser realizado pela Asquaju-CG. Conforme a secretária municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Angélica Figueiredo, o 1º Concurso Xaxado da Paraíba superou as expectativas.

“Foi um evento maravilhoso, planejado com muito carinho pela equipe da Secult, em parceria com a equipe da Asquaju-CG, que superou as nossas expectativas. Primeiro pela dimensão do concurso, um evento autêntico, inovador, no qual tivemos a participação de grupos de diversas cidades do Estado, com apresentações excelentes. E segundo pela participação do público que prestigiou as apresentações, pela valorização da cultura regional. Então Queimadas sonhou e realizou muito bem o 1º Concurso de Xaxado da Paraíba e abriu os caminhos para novas edições nos próximos anos”, avaliou a secretária Angélica.