PSE de Queimadas realiza palestras sobre o ciclo do Aedes aegypti para estudantes da Escola Estadual José Tavares

por Publicado em 10/08/2017 às 20:46

Dando sequência as ações do Programa Saúde na Escola (PSE) da Prefeitura de Queimadas, as Secretarias de Saúde e Educação, a Vigilância Ambiental e a Vigilância Sanitária, realizaram nesta quinta-feira (10) mais uma campanha educativa, através de palestras sobre o ciclo do Aedes aegypti e os sintomas da dengue, zika e chikungunya. Na oportunidade, foi realizada uma palestra sobre o tema para os alunos da Escola Estadual José Tavares.

Este ano, o Programa tem como tema “Todos contra o Aedes aegypti”. A mobilização visa orientar os estudantes das escolas públicas sobre a temática, com ações de limpeza do ambiente escolar e identificação de possíveis focos do mosquito.

A coordenadora do PSE da Secretaria de Saúde, Daniela Duarte, reforçou que na medida que os estudantes ensinam as formas de prevenção, aprendem mais ainda sobre o tema. “Temos desenvolvidos essas atividades nas escolas públicas do nosso município desde o início do ano e estamos nos esforçando para que eles possam se prevenir e combater efetivamente o mosquito da dengue, zika e chinkungunya”, disse.

O mosquito é responsável pela transmissão do Vírus Zica, Chikungunya e Febre Amarela. O PSE tem percorrido todas as escolas da rede de ensino, conscientizando os alunos de 52 escolas, sendo 49 municipais e 3 estaduais, sobre a importância de se prevenir e evitar a proliferação do vetor. Durante a visita as escolas, as equipes que compõem as Secretarias de Saúde e Educação realizam palestras educativas para os alunos.