Projeto Qualifica é inaugurado e ofertará mais de 50 cursos gratuitos

Publicado em 30/08/2019 às 20:01

O prefeito José Carlos de Sousa Rêgo inaugurou hoje (30) o Qualifica – Serviço Municipal de Capacitação e Desenvolvimento, um projeto inovador que beneficiará jovens e adultos do município com mais de 50 cursos gratuitos. O objetivo é proporcionar uma formação profissional que possibilite a inserção dos novos profissionais no mercado de trabalho e seu desenvolvimento intelectual.

Situado na Rua José Ferreira Dantas, nº 59, bairro do Aníbal Teixeira, o projeto Qualifica é uma realização da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) e do Programa Assessuas Trabalho, em parceria com a Casa do Empreendedor, Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEAME).

Junto ao prefeito, participaram da solenidade de inauguração o deputado estadual Doda de Tião, os secretários e coordenadores municipais, e a população do município que foi conferir de perto a novidade. Em suas falas, cada autoridade reiterou a importância da qualificação profissional nos dias atuais, bem como o compromisso da gestão municipal com uma educação pública de qualidade.

Divididos nos níveis básico e avançado, os cursos de capacitação profissional serão ministrados na modalidade de ensino interativo, nos turnos manhã, tarde e noite. Podem se inscrever jovens a partir de 14 anos e adultos, matriculados na rede pública de ensino ou inscritos em projetos sociais com registro no Cadastro Único (CadÚnico).

As matrículas tem início na próxima segunda-feira (02/09), no horário das 7h às 13h. De acordo com a coordenação do Serviço Municipal de Capacitação e Desenvolvimento, inicialmente são ofertadas 250 vagas, distribuídas nos três turnos. Porém, as inscrições serão contínuas e, conforme os primeiros alunos forem finalizando seus cursos, novas vagas surgirão e os demais serão chamados a iniciarem suas qualificações.

Confira a lista de cursos ofertados pelo projeto Qualifica – Serviço Municipal de Capacitação e Desenvolvimento:

CURSOS DE NÍVEL BÁSICO:

Editor de páginas:

1. HTML;
  2. Flash;
  3. Dreamwever;
  4. Fireworks;
  5. Comércio eletrônico com asp.

Edição de vídeo:

1. Youtuber com Adobe Premier.

Edição Gráfica:

16. Orientação profissional;
  17. Operador de caixa;
  18. Gestão de pessoas;
  19. Proteção do meio ambiente.

Idioma:

1. Inglês I, II, III e IV.

Criação de games:

1. Criação de games;
  2. Lógica + Java;
  3. SQL.

Outros:

1. Autocad 2D/3D;
  2. Lógica de programação;
  3. Visual basic;
  4. Delphi;
  5. Digitação;
  6. Youtubers;
  7. Informática kids (2 módulos).

CURSOS AVANÇADOS (PACOTES DE CURSOS):

1. Operador de computador;
  2. Informática kids;