PMQ é contemplada pelo Ministério da Saúde por apresentar excelência no processamento de exames do pré-natal

por Publicado em 19/08/2017 às 12:08

A Prefeitura de Queimadas, através da Secretaria Municipal de Saúde foi contemplada pelo Ministério da Saúde, através da Portaria n.º 1991/2017. Desta feita, ocupando a terceira colocação no ranking dos 223 municípios paraibanos. A cidade apresentou ótima performance no processamento e repasse de informações dos exames realizados em gestantes até a 20ª semana (período mais importante na gestação), com eficiência e transparência, além da garantia na qualidade no exame do pré-natal.

O Ministério da Saúde, através do Projeto Rede Cegonha, reconhece e contempla os municípios, no primeiro semestre, que foram exitosos por apresentar transparência no processamento de exames em gestantes, onde é recomendado que todos os exames básicos, tanto de imagens como laboratoriais, devam ser feitos em tempo hábil.

Dentre os exames exigidos pelo Ministério da Saúde, destacam-se as ultrassons, hemograma, parasitológico, fator sanguíneo, sorologias, HIV e VDRL. Esses exames são feitos pelas Secretarias de Saúde dos municípios e cabe a cada uma delas informar com transparência quando são realizados. Sendo este, um dos fatores que garante a qualidade do pré-natal para todas essas gestantes.

Da forma como preconiza o Ministério da Saúde, a maioria dos municípios paraibanos apresentaram números bem inferiores, inclusive a capital. Ao contrário dos demais municípios paraibanos, Queimadas se destacou ocupando a terceira posição, dentre os 223 municípios do estado. Este é um ponto positivo para a Secretária de Saúde da cidade que está trabalhando da forma mais organizada possível.

Como consequência da transparência e organização da Secretaria de Saúde de Queimadas, o Ministério da Saúde autorizou o repasse de recursos em parcela única, contemplando estas ações que fazem parte do Projeto Rede Cegonha do Governo Federal, que garante a qualidade nos exames de pré-natal.