Iniciativa inovadora da Prefeitura de Queimadas promove entrega de aparelhos auditivos na rede municipal de saúde

Publicado em 22/12/2023 às 09:48

A Prefeitura Municipal de Queimadas dá mais um passo à frente no quesito de inovação em gestão e saúde pública, com a aquisição de próteses auditivas personalizadas para os pacientes do município. Trata-se de uma iniciativa inovadora e única na região, possibilitada através do projeto de ambulatório de audiologia, implantando na Policlínica Municipal.

Através dessa iniciativa, os pacientes queimadenses com quadro de perda auditiva que se encontravam na fila de espera da  APAC- Autorização de Procedimento Ambulatorial (Alta complexidade/custo) do SUS( Sistema Único de Saúde) para serem contemplados com o aparelho, agora estão sendo beneficiados diretamente pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

Nesta primeira etapa, estão sendo contempladas 32 pessoas - entre crianças, jovens, adultos e idosos – com quadros de perdas auditiva de leve a profunda. Os aparelhos adquiridos pela Prefeitura Municipal são do tipo personalizáveis, ou seja, são programados especificamente a condição de saúde de cada paciente, conforme as necessidades.

Na última quarta-feira (20), a Sesau iniciou a entrega dos aparelhos auditivos. Os pacientes passam pelo atendimento com a fonoaudióloga, que faz a devida implantação dos equipamentos  e repassando as instruções de manuseio.  Em 2024 será realizada uma nova etapa de aquisição de equipamentos auditivos, buscando contemplar os demais pacientes da lista de espera.

Na reunião com os pacientes, a fonoaudióloga Evellyn Freitas, responsável pelo atendimento no ambulatório de audiologia da Policlínica, destacou o pioneirismo da iniciativa empreendida pela Prefeitura de Queimadas, uma vez que este serviço não costuma ser de responsabilidade dos municípios, o que demonstra ainda mais o compromisso da gestão com a qualidade de vida e de saúde do seu povo.