I Fórum da Pessoa com Deficiência de Queimadas-PB discutiu a inclusão social e marcou a implantação do COMDEF

Publicado em 18/10/2023 às 09:20

Foi realizado nesta terça-feira (17/10) o I Fórum da Pessoa com Deficiência de Queimadas/PB. O evento organizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SMDS), reuniu profissionais das áreas da saúde, da educação, da assistência social, pessoas com deficiência (PCD) e seus familiares para dialogar sobre as perspectivas e os desafios que o público PCD vivencia.

O evento ocorreu na Câmara de Vereadores e teve como palestrante o psicólogo David Rocha, que também é paratleta, campeão brasileiro de arremesso de peso, fotógrafo e bancário. Na palestra, David apresentou sua história de vida, como se tornou pessoa com deficiência e como vivenciou todo o processo de compreensão da nova realidade.

O fórum também representou um importante passo para o processo de implantação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDEF), com a eleição dos seis representantes da sociedade civil que irão atuar em parceria com os conselheiros representantes dos órgãos institucionais, em prol dos direitos das pessoas com deficiência e da formulação de políticas públicas voltadas a esse público.

Foram eleitos os seguintes representantes: Manoel Messias, Elenilton Cavalcanti, João Guilherme, Maria Eduarda, Cláudia Rossana e Gerlândia Velez. O cargo de conselheiro do COMDEF é voluntário e tem um mandato de dois anos. Ao longo desse período, é missão de todos os conselheiros participarem de encontros e atuarem em prol da garantia dos direitos das pessoas com deficiência.

O fórum também proporcionou o espaço para que todos os participantes pudessem apresentar suas realidades, opiniões e reivindicações. A secretária de Desenvolvimento Social do município, Maria Alzenira Alexandrino, destacou o empenho da Prefeitura de Queimadas e de todos os profissionais das redes municipais de atendimento para promover, continuamente, iniciativas que beneficiem a inclusão e a garantia dos direitos as pessoas com deficiência.