I Festival de Trios de Forró Arrochado evidencia as raízes da música nordestina no Mercado Público de Queimadas

Publicado em 05/05/2023 às 11:05

Teve início na noite de ontem (04), o I Festival de Trios de Forró Arrochado, uma realização da Prefeitura de Queimadas-PB com o intuito maior de fortalecer e reverenciar os trios de forró como autênticos representantes da cultura paraibana e nordestina.

O Festival Arrochado acontece durante todas as quintas-feiras do mês de maio, no Mercado Público de Queimadas. Na primeira noite de eliminatórias, 14 trios de forró de diversas cidades da Paraíba se apresentaram no palco, em busca da classificação para a etapa semifinal, que ocorre no dia 18 de maio.

Os participantes trouxeram para o festival as apresentações de grandes clássicos da música nordestina, encantando o público presente e evidenciando ainda mais a relevância desse evento cultural inovador.

Ao final da noite, 10 trios se classificaram para a seminifinal. Foram eles: Trio Gaviões da Paraíba (Parari), Trio Gente da Serra (Campina Grande, Trio Raízes Nordestinas (Ingá), Trio Os Matutos do Forró (Nova Palmeira); Trio Ian Sanfoneiro (Campina Grande); Trio Forró da Massa (Campina Grande); Trio Forrozeiro Nato (Serra Branca); Trio Ray Bezerra (Campina Grande); Trio Forró Nordestinado (Campina Grande); e Dominguinhos do Forró (São Domingos do Cariri).

O prefeito de Queimadas, Carlinhos de Tião, idealizador do I Festival de Trios de Forró Arrochado, destacou a importância do evento para a cidade. “Estamos hoje acendendo essa fogueira, de um período junino bem movimentado que teremos aqui na cidade. O Mercado Público de Queimadas veio para consolidar os potenciais culturais e econômicos da nossa cidade, evidenciar o que temos de melhor. É uma grande alegria para nós acolher todos os visitantes e que possamos desfrutar desse momento tão significativo para a nossa cultura.

A primeira noite do Festival Arrochado atraiu um grande público, tanto de Queimadas como de outras regiões do Nordeste. Músicos, pesquisadores e ativistas culturais prestigiaram o evento e parabenizaram a Prefeitura Municipal pela iniciativa. A segunda noite de eliminatórias do festival acontece na próxima quinta-feira, dia 11, a partir das 19h, com as apresentações de outros 15 trios de forró.