Grande final do I Festival de Trios de Forró Arrochado premia os cinco trios vencedores e se consolida entre os grandes eventos juninos da PB em 2023

por Adriana Araújo Publicado em 26/05/2023 às 12:01

O I Festival de Trios de Forró Arrochado, promovido pela Prefeitura de Queimadas-PB, chegou ao fim na noite de ontem (25) consolidando-se como uma das principais realizações culturais no Estado da Paraíba em 2023. A Grande Final reuniu centenas de pessoas na praça de alimentação do Mercado Público de Queimadas para prestigiar os 10 trios finalistas e conhecer os vencedores.

Sob os olhares atentos do corpo de jurados - formado pelos renomados artistas Capilé, Edgley Miguel, Tony Dumond e Bira Mariano - cada trio finalista teve 12 minutos para apresentar uma música de forró, uma música de xote e uma música de marcha, conforme as regras do regulamento. Os critérios julgados foram: apresentação, interpretação, harmonia e presença de palco.

Em uma disputa literalmente "arrochada", os trios trouxeram para o palco do festival um verdadeiro tributo à musicalidade nordestina, evidenciando ainda mais a relevância social e cultural do evento idealizado pela Prefeitura de Queimadas. Para além das premiações para os cinco primeiros colocados no valor total de R$ 10 mil, o Festival Arrochado proporcionou um olhar diferenciado para a representatividade dos trios de forró como autênticos expoentes da cultura nordestina. Os vencedores do festival foram:

• 1º lugar: Trio Gente da Serra, de Campina Grande-PB:

Nota: 195,8 pontos;

Premiação: R$ 4.000,00;

• 2º lugar: Os 3 de Campina, de Campina Grande-PB:

Nota: 192,8 pontos;

Premiação: R$ 2.500,00;

• 3º lugar: Trio Asa Branca, de Lucena-PB:

Nota: 189,8 pontos;

Premiação: R$ 1.500,00;

• 4º lugar: Trio Raízes Nordestinas, de Ingá-PB:

Nota: 186.3 pontos;

Premiação: R$ 1.000,00

• 5º lugar: Trio Ian Sanfoneiro, de Campina Grande-PB:

Nota: 183.1 pontos;

Premiação: R$ 1.000,00

Além da premiação financeira, o Trio Gente da Serra, vencedor do festival, também foi contemplado com um show ao vivo na programação do São João Aceso, que acontece na tarde de amanhã (27), no Mercado Público. Emocionado com a conquista, o vocalista Amaro Neto falou em nome do grupo parabenizando a Prefeitura de Queimadas pela iniciativa do festival. O prefeito Carlinhos de Tião, por sua vez, parabenizou a todos, tanto os grupos vencedores quanto os demais que participaram do festival, e já firmou o convite para a segunda edição, no próximo ano.

“O festival foi um sucesso para além das nossas expectativas. Quero agradecer a todos os profissionais que contribuíram com esse festival, a todos vocês que vieram prestigiar, e dizer que para o próximo ano iremos avaliar o que podemos melhorar ainda mais. Vocês já estão convidados, no mês de maio a festa começa aqui no Mercado Público. Se Deus quiser, teremos muitas novidades”, disse o prefeito Carlinhos.

O I Festival de Trios de Forró Arrochado contou com a organização técnica da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Secult), em parceria com a empresa “Máxima Turismo e Eventos” e com o produtor musical Edgley Miguel. A secretária de Cultura, Angélica Figueiredo, destacou que "é motivo de muita alegria para a gestão municipal ver a proporção que o festival tomou, sendo notícia em toda a Paraíba e elevando o nome de Queimadas como uma cidade que trabalha em prol da cultura. Cada trio que aqui se fez presente é também responsável pelo brilho do nosso São João". Ao todo, 30 trios de forró de diversas cidades paraibanas participaram do evento, que contou com duas etapas eliminatórias, uma semifinal e a grande final.