CMDCA promove capacitação para candidatos às eleições do Conselho Tutelar

Publicado em 06/07/2023 às 08:33

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Queimadas-PB (CMDCA) promoveu nesta quarta-feira (05/07), uma capacitação para os candidatos inscritos no processo de escolha dos conselheiros tutelares para a gestão 2024-2027.

A capacitação é uma das etapas prevista no edital do processo eleitoral e antecede a prova de conhecimentos específicos, que acontece no próximo dia 11. A preparação foi ministrada pela assistente social e consultora Regilane Gaião, tendo como foco o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Sistema de Garantia de Direitos e a Política Municipal de Atendimento à Criança e ao Adolescente.

Ao todo, 12 candidatos estão inscritos para o processo de escolha que se dará através de eleições, no dia 01 de outubro de 2023. Em Queimadas, a comunidade escolherá os 05 conselheiros tutelares e seus respectivos suplentes para um mandato de quatro anos. Somente concorrerão na etapa da votação pública, aqueles que forem aprovados na prova de conhecimentos específicos.

Os profissionais que desempenham a função de conselheiros tutelares são essenciais para garantir que as crianças e adolescentes tenham seus direitos respeitados, de acordo com a Constituição Federal e com o Estatuto da Criança e do Adolescente.