Notícia

Astrônomos do IFPB realizam visita técnica a Pedra do Touro para desenvolverem atividades de astroturismo

por ASCOM/QUEIMADAS Publicado em 08/03/2024 às 22:17

Ontem(08), aconteceu uma visita técnica de astrônomos do IFPB na Pedra do Touro, a observação noturna teve como intuito a verificação da possibilidade do desenvolvimento de atividades de astro turismos no município.


Estiveram presentes na contemplação noturnal e nq produção de astrofotografias, Allysson Macário Coordenador do Núcleo de Astronomia do IFPB, Marcelo Zurita Presidente da Associação Paraibana de Astronomia-APA, e José Gilberto professor do IFPB, do Campus de João Pessoa.


O convite sucedeu por parte SECULT que irá promover no dia 16 de março uma trilha lunar, com apreciação do céu por meio de telescópios.


O Coordenador do núcleo de Astronomia do IFPB destacou, “A cidade de Queimadas tem um potencial enorme para entrar no rall de turismo astronômico, haja visto, que vocês tem belíssimos lajedos, a exemplo do que a gente observou ontem na Pedra do Touro, ele está bem localizado e tem um horizonte bem satisfatório para a observação”.


A comitiva também visitou a escola Antônio Vital do Rêgo, onde aconteceu exposições do sistema solar e de meteoritos, além de, uma palestra sobre telescópios, no qual os alunos puderam ter um contato dinâmico  com a astronomia.


Para além disso, também ocorreu uma reunião com o prefeito Carlinhos de Tião, a secretária de Educação Rachel Castanha, em adição, a secretária de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer Angélica Figueiredo, juntamente com Anne Ferreira (assessora Secult), e com o coordenador Alysson Macário, como também, José Gilberto professor do IFPB, e o Presidente da APA, Marcelo Zurita, onde foram discutidos pontos importantes como, o desenvolvimento do astro turismo no município, e o avanço da astronomia na educação, para que haja o despertar dos alunos queimadenses para a astronomia.

Galeria de fotos