Sudema ministra oficina de produção de sabão artesanal no Centro Comunitário do Luna

Publicado em 10/11/2023 às 15:04

As mulheres integrantes do Centro Comunitário do Luna participaram, na última terça-feira (07), de uma oficina de produção de produção de sabão artesanal, ministrada pela equipe da Sudema - Superintendência de Administração do Meio Ambiente.

A iniciativa foi organizada pela Prefeitura de Queimadas, através das secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente (Seame) e de Desenvolvimento Social (SMDS).

Na oficina, os técnicos da Sudema ensinaram como reutilizar o óleo de cozinha usado em frituras e transformá-lo em produto de limpeza.

Além do benefício sustentável, com a reciclagem de um produto que seria descartado de forma poluente no meio ambiente, a confecção do sabão artesanal também pode se transformar em geração de renda e desenvolvimento de negócios criativos para as famílias envolvidas.

A equipe da Seame também aproveitou a oportunidade para apresentar ao público o programa Recicla Queimadas e os princípios básicos da coleta seletiva. Além do óleo de cozinha, diversos outros resíduos podem ser reciclados e transformados em novos produtos.