STTRANS de Queimadas implanta “Zona Azul” e valores arrecadados serão revertidos em assistência social

por Publicado em 05/02/2018 às 11:28

A Prefeitura de Queimadas, através da Superintendência de Trânsito e Transportes (STTRANS), implanta a partir da próxima quarta-feira (7), o estacionamento rotativo, a “Zona Azul”, nas principais vias queimadenses. Os valores arrecadados serão convertidos em benefício do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e do Melhor em Casa, programas da Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo assegurou o superintendente da STTRANS, Salomão Augusto, a necessidade da implantação apareceu com o aumento da população e consequentemente o crescimento do fluxo de veículos, principalmente nas avenidas centrais e adjacências que contam com grande quantidade de comerciantes.

Valores

Salomão Augusto, informou que serão cobrados para motos, o valor de R$ 1,00 (Um real) e para carros, incluindo, Vans, o valor será de R$ 2,00 (Dois reais). “A ideia da medida não é cobrar taxa dos munícipes e sim melhorar o fluxo de pessoas na cidade, abolindo preços abusivos de estacionamentos particulares e trazendo mais segurança para todos”, frisou.

Prazo para implantação

Os trabalhos da Zona Azul começam nesta segunda-feira (5). No entanto, o procedimento não ocorrerá de forma rápida. O sistema da Zona Azul passará a valer de fato, a partir da próxima quarta-feira (7). “Estaremos com nossos agentes nas ruas para informar à população sobre como devem proceder a partir da próxima quarta”, disse Salomão.

Mobilidade Urbana

O prefeito, Carlinhos de Tião ressaltou principalmente que a medida faz parte do Plano de Mobilidade Urbana do município e da regularização do trânsito municipal.

“Temos nos pautado na regularização do trânsito no município e ao mesmo tempo, estaremos dando suporte assistencial a dois Programas da Secretaria de Saúde de Queimadas, a exemplo do Melhor em Casa e do Caps, uma vez que o montante arrecadado será revertido para investimento nesses programas. Esta é uma medida importante e uma decisão corajosa para organizarmos nossa cidade”, destacou Carlinhos.

Ruas

Inicialmente, segundo informações de Salomão Augusto, as ruas que terão Zona Azul são: Eunice Ribeiro, Odilon Almeida e João Barbosa da Silva, devendo se estender gradativamente para outras zonas centrais, incluindo a rua do Fórum e Delegacia de Queimadas.

Projeto

O Projeto de Lei nº 540/2017, que trata da implantação de estacionamento rotativo, a “Zona Azul”, nas principais vias queimadenses, foi aprovado em sessão ordinária na Câmara Legislativa Municipal, em novembro do ano passado, por maioria e sancionado pelo prefeito, Carlinhos de Tião. O projeto foi encaminhado à Câmara pelo próprio Poder Executivo planejando que as principais vias da cidade sejam liberadas para uso dos munícipes através da instalação do novo controle de estacionamento.