Sesau e Secult lançam o projeto Carinho de Mãe, que promoverá a musicoterapia em Unidades de Saúde da Família

Publicado em 10/05/2022 às 18:05

Foi lançado nesta terça-feira (10) o projeto Carinho de Mãe, uma iniciativa da Secretaria Municipais de Saúde (Sesau) e da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude (Secult) para ampliar a assistência às gestantes através de atividades artístico-culturais, com destaque para a musicoterapia.

A musicoterapia é uma forma de terapia que trabalha as potencialidades da música no corpo humano com o objetivo de estimular as funções físicas e mentais, fortalecendo a autoestima, as relações sociais e as habilidades sonoro-musicais. É utilizada no contexto clínico de tratamento, na reabilitação e também na promoção da saúde e bem-estar. Sua realização durante a gravidez traz benefícios para a saúde física e emocional da gestante e do bebê, pois fortalece os vínculos afetivos e a comunicação entre eles.

Inicialmente, o projeto Carinho de Mãe está sendo implantado em dois pontos estratégicos do município: Unidade de Saúde da Família Saulo Ernesto e a Unidade de Saúde da Família do Ligeiro. As sessões de musicoterapia serão direcionado às gestantes que realizam o acompanhamento pré-natal nas referidas unidades de saúde e ministradas por um profissional musicoterapeuta especializado.