Sesau de Queimadas realiza Campanha de Prevenção de Acidentes Domésticos na rede pública municipal de ensino

por Publicado em 18/07/2018 às 17:08

A Secretaria Municipal de Saúde  em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Queimadas, através do Serviço Especializado em Saúde e Segurança do Trabalho (Sesst) iniciou, no último dia 12 de julho, nas escolas da rede pública municipal de ensino, a Campanha de Prevenção de Acidentes Domésticos.

A técnica em Segurança do Trabalho do Sesst Queimadas, Meria Pereira explicou que a Campanha faz parte de um dos temas do Projeto Segurança e Saúde do Trabalho (SST) na Escola e tem como objetivo conscientizar os pais, alunos e servidores sobre a importância da prevenção e que, na maioria das vezes, atitudes simples, tomadas dentro da própria casa, podem salvar as vidas dos familiares.

“As nossas casas são um dos lugares mais perigosos e suscetíveis a acidentes quando nos referimos às crianças e idosos. Isso pode parecer estranho, já que nossos lares são lugares onde deveríamos nos sentir confortáveis, seguros e acolhidos. Porém, os acidentes domésticos, são as maiores causas de quedas na terceira idade e de óbitos infantis. Deste modo, precisamos mudar esse número tão triste e assustador”, declarou Meria.

A técnica do Sesst, ressaltou que é possível reduzir as estatísticas através da prevenção, ou seja, educando as crianças e os pais para que eles aprendam a evitar os acidentes e pratiquem as medias preventivas no seu dia a dia. A Campanha se estende até o dia 30 de agosto, data em que se comemora o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes com Crianças.

Meria explicou que durante a campanha, a equipe do SESST está utilizando vídeos educativos, dinâmicas e simuladas para poder alcançar melhores resultados, e isso vem sendo observado nas escolas que estão sendo contempladas com o tema.