Notícia

Seminário promovido pela REMAS discutiu as práticas do assistente social na contemporaneidade

Publicado em 31/05/2022 às 12:35

A Prefeitura de Queimadas-PB, por meio de sua Rede de Assistentes Sociais (REMAS), realizou em 26 de maio o Seminário Teoria e Prática do Assistente Social na Contemporaneidade. O encontro reuniu os assistentes sociais que atuam nas secretarias municipais de Desenvolvimento Social (SMDS), de Saúde (SESAU) e de Educação (SEDUC), bem como assistentes não vinculados ao setor público.

O seminário fez menção ao Dia do Assistente Social, celebrado em 15 de maio, e evidenciou a importância desses profissionais para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária, com acesso aos direitos sociais e ao pleno exercício da cidadania.

Após a abertura oficial, com a fala de boas vindas dos representantes da gestão municipal, os participantes acompanharam duas palestras temáticas, que abordaram, de maneira dinâmica, os aspectos relacionados ao exercício diário da profissão na contemporaneidade.

A primeira palestra foi ministrada pela assistente social Regilane Maria Silva Dantas Gaião, especialista em gestão pública municipal, no Programa Saúde da Família, e consultora na área de gestão de políticas sociais. Já o segundo bate-papo foi conduzido pela assistente social Bárbara Figueiredo, que é doutora em serviço social e professora do curso de serviço social da Universidade Estadual da Paraíba.

O seminário foi um importante espaço para o fortalecer a atuação integrada da REMAS, que é uma iniciativa pioneira, implantada pela gestão municipal de Queimadas com o intuito de aperfeiçoar e ampliar os atendimentos da assistência social ofertados a população, proporcionando assim maior acesso às políticas sociais no município.

Dentre as estratégias de atuação da REMAS destaca-se também o cuidado para com seus profissionais. Mensalmente, toda a equipe se reúne para participar de momentos de capacitação técnica e para o desenvolvimento coletivo das estratégias de atuação.

Galeria de fotos