Segundo dia da Jornada Pedagógica de Queimadas discute Base Nacional Comum Curricular

por Publicado em 02/02/2018 às 19:21

Nesta sexta-feira (2), em seu segundo dia, a Secretaria Municipal de Educação de Queimadas, deu continuidade a realização da Jornada Pedagógica 2018, onde professores e coordenadores participaram das vivências sobre a temática Afetividade e debateram sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

As discussões sobre a BNCC aconteceram de maneira separada, obedecendo os critérios para cada etapa escolar. Na Escola Antonio Vital do Rego, a discussão sobre a Base foi voltada para a Educação Infantil. Na Escola Judith Barbosa, para o Fundamental I e no Dom Luiz para o Fundamental II.A secretária municipal de Educação, Rachel Castanha explicou a importância do debate acerca da Base Nacional Comum Curricular, aprovada no ano passado, e que orienta pais e professores sobre os direitos de aprendizagem dos estudantes na educação básica, estabelecendo uma formação comum.

“A base também terá impacto na formação de professores, na compra de livros didáticos e na elaboração de exames em larga escala, como a Avaliação Nacional de Alfabetização e desde já temos tido o compromisso de discutir o assunto no intuito de podermos oferecer uma educação cada vez mais qualitativa”, destacou.

O debate, segundo Rachel Castanha, ocorreu de forma salutar entre coordenadores e professores da rede pública municipal de ensino, enfatizando, entre outros pontos, o que deve ser abordado nas classes em cada ano das educações infantil e fundamental, respeitando a autonomia do município, a diversidade cultural e as desigualdades sociais que demandam, de acordo com o texto da BNCC, currículos diferenciados e adequados a cada sistema, rede e instituição escolar.

“Eu acredito que a realização da jornada pedagógica trata-se de um grande avanço, por permitir a troca de experiências e a absorção de sugestões de todos os nossos profissionais da Educação. Certamente, estamos contribuindo para reduzir consideravelmente as desigualdades educacionais, melhorando a qualidade dos aprendizados”, frisou Rachel Castanha.

Treinamento para Merendeiras

A Jornada Pedagógica também reuniu, no ginásio de esportes da Escola Municipal Antonio Vital do Rego, sob a coordenação da nutricionista, Silanir, merendeiras e auxiliares da Seduc para treinamento e discussão sobre higienização, alimentação saudável, hábito de higiene nas escolas e qualidade da merenda servida aos estudantes da rede pública municipal de ensino de Queimadas.

Na próxima segunda-feira (5), a Jornada Pedagógica continua, a partir das 7h30, onde haverá o Planejamento nas Escolas. Para a Educação Infantil e Ensino Fundamental (anos iniciais), o planejamento ocorrerá na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Vital do Rêgo. Para o Ensino Fundamental (anos finais), acontece nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental Antônio Vital do Rêgo, Judith Barbosa de Paula Rego e Tertuliano Maciel.

Conforme informações da secretária de Educação de Queimadas, Rachel Castanha, no dia 5, a Jornada Pedagógica acontece nas escolas e serão promovidas discussões acerca dos projetos didáticos a serem implementados em cada escola, entre outras temáticas.