Seduc-PMQ promove Formação em Educação Emocional para educadores da rede pública municipal de ensino

por Publicado em 10/09/2017 às 17:41

Com o intuito de aperfeiçoar a qualidade de ensino e de disseminar a cultura da paz nas escolas contribuindo com a melhoria da convivência entre professores e alunos e também da redução da violência em sala de aula, a Prefeitura de Queimadas, através da Secretaria de Educação promove para os educadores da rede pública municipal de ensino, a primeira Formação em Educação Emocional do estado da Paraíba.

A secretária municipal de Educação de Queimadas, Delúsia Barros, informou que o prefeito Carlinhos de Tião tem solicitado o empenho máximo de toda a equipe da Seduc-PMQ, no sentido de que as escolas do município passem a desempenhar um papel preponderante na vida e na formação dos estudantes da rede pública municipal de ensino e sirvam de referência para todo o estado.

“Temos promovido cursos de capacitação para que nossos educadores estejam hábeis e aptos para lidar com os estudantes e possam oferecer um ensino de qualidade.  Não podemos nos limitar a incutir na memória das crianças e jovens um conjunto de informações enciclopédicas, que não dizem nada e não reconhecem suas trajetórias individuais e sociais. Por isso, decidimos investir em Educação Emocional para que nossos professores saibam lidar com os problemas emocionais dos nossos alunos e melhorem também seus relacionamentos”, disse Delúsia.

A formação em Educação Emocional está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Educação de Queimadas em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A Dra. em Educação da UFPB, Elisa Gonsalves Possebon destacou a iniciativa pioneira da atual gestão em promover uma capacitação tão importante para seus educadores. Ela acredita que os educadores que passaram por esta formação, terão uma outra visão de mundo e desenvolverão melhor suas atividades em sala de aula.

“Não tenho a menor dúvida de que os professores que estão passando por esta formação, vão sair diferentes. Nós propomos aliar o conhecimento do conteúdo a pequenos atos emocionais, que nem sempre são visíveis. Estamos propondo capacitação para que os professores possam intervir e prevenir esses problemas emocionais em sala de aula. A partir de agora, estes professores detém um conjunto de conhecimentos práticos que poderão ser aplicados em sala de maneira que irá mudar positivamente sua relação direta com os estudantes”, destacou Elisa Gonsalves.

A Dra. Elisa Gonsalves parabenizou a atual gestão e a iniciativa da secretária de Educação do município, Delúsia Barros em buscar conhecimento, melhoria, formação e capacitação para os educadores do município. “Nós encontramos Queimadas e não foi à toa. Tivemos a possibilidade de ter uma gestão aberta que ousa e investe em coisas diferenciadas em prol da qualidade de ensino. São ousados porque é difícil encontrar gestores que queiram apostar algo que está nascendo em nosso País. Agora vejam, ela está nascendo no Brasil, mas já é conhecida no mundo inteiro. Fico feliz de encontrar pessoas que tenham essa visão mais ampla como é esta gestão”, frisou Elisa Gonsalves.

Lançamento do Livro “O UNIVERSO DAS EMOÇÕES: UMA INTRODUÇÃO”

Na oportunidade, a Dra. em Educação da UFPB, Elisa Gonsalves Possebon lançou seu livro "O UNIVERSO DAS EMOÇÕES: UMA INTRODUÇÃO" e concedeu uma tarde de autógrafos a todos os educadores que se submeteram ao curso de Formação em Educação Emocional, oferecido pela Prefeitura de Queimadas, através da Secretaria Municipal de Educação.