Seduc de Queimadas desenvolve projeto de incentivo à leitura nas escolas municipais

por Publicado em 18/05/2018 às 23:00

A Secretaria de Educação de Queimadas (Seduc) em parceria com as escolas da rede pública municipal de ensino desenvolveu o Projeto Leitura em Rede (LER) que tem por finalidade despertar nos alunos o interesse pela leitura levando-o a reconhecer a importância desse hábito na construção de uma aprendizagem significativa.

A secretária da Seduc, Rachell Castanha explicou que as escolas, durante a semana, desenvolvem estratégias diversificadas de leitura com as crianças para que elas possam vivenciar a magia de ler. “Esse programa foi implantado na rede municipal de educação e servirá de ferramenta para despertar a curiosidade e a vontade do aluno de ler e escrever”, frisou.

Rachel Castanha destacou que a Prefeitura de Queimadas abraçou o projeto Ler por entender que a leitura, a escrita e a interpretação de textos são ferramentas imprescindíveis para a formação de nossos cidadãos, e são práticas sociais inerentes ao cotidiano do ser humano.

A secretária enfatizou ainda que o projeto será de grande valia aos alunos da rede e, consequentemente, aos pais e familiares, pois vai incentivar o gosto pela leitura e desenvolver a capacidade de escrever diferentes tipos de textos entre as crianças e adolescentes.

“Em suma, a leitura desenvolve a criatividade e a imaginação, trazendo benefícios à saúde emocional e intelectual de todos. Estimular o gosto e o prazer pela leitura corresponde ao objetivo do projeto, o qual pretende envolver todos os alunos e escolas municipais. O projeto LER, além de promover o incentivo à leitura, pretende garantir as nossas crianças a proficiência leitora, de modo que os nossos alunos alcancem níveis mais elevados de letramento”, pontuou Rachel.