SEDUC de Queimadas capacita mais 50 professores em Educação Emocional

por Publicado em 04/06/2018 às 10:48

A Secretaria Municipal de Educação de Queimadas encerrou, no último domingo (3), o segundo curso de capacitação em Educação Emocional voltado para os professores da rede pública municipal de ensino. O curso foi realizado em parceria com o Núcleo de Educação Emocional da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Foram formados 50 docentes que tiveram a oportunidade de aprender os conhecimentos sobre o tema e coloca-los em prática durante todo o processo de formação.

O curso faz parte das atividades da Coordenação de Educação Emocional da SEDUC, criada no ano passado. Até o momento 100 profissionais da educação já foram qualificados, sendo que mais de 2.500 alunos já estão sendo beneficiados com as atividades e os resultados tem sido positivos e salutares tanto para os professores como para os alunos.

Os resultados já foram sistematizados pela UFPB e o relatório preliminar divulgado, indica que a educação emocional tem colaborado para a melhoria da aprendizagem dos alunos, no que diz respeito ao desenvolvimento da capacidade de concentração, desencadeando atitudes mais cooperativas e solidárias entre os alunos, elevando sua estima e, finalmente, modificando a relação com os professores, que passaram a ser mais respeitados.

Na solenidade de encerramento do curso, o prefeito Carlinhos de Tião afirmou que iniciativas que melhorem a qualidade do ensino de Queimadas serão sempre bem vindas. “Tenho acompanhado os depoimentos dos professores e atestado a qualidade dos resultados desta formação junto aos nossos estudantes. Tudo que vier para melhorar os índices da Educação na nossa cidade, serão sempre bem vindos”, destacou o prefeito.

"Esta iniciativa inovadora faz parte de um conjunto de ações da Coordenação de Educação Emocional da Seduc de Queimadas para promover o desenvolvimento da inteligência afetiva na escola. A Coordenação prevê a continuidade da formação, a fim de ampliar o número de docentes qualificados, como também o acompanhamento das atividades realizadas nas escolas", frisou a secretária de Educação de Queimadas, Rachel Castanha.

O curso de capacitação em Educação Emocional foi ministrado pelos professores/doutores da Universidade Federal da Paraíba, Elisa Possebon e Fabrício.