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Seduc da Prefeitura de Queimadas realiza I Simpósio Municipal de Educação

por Publicado em 04/08/2017 às 21:26

A Prefeitura de Queimadas, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou na manhã desta sexta-feira (4), das 8h às 12h, no ginásio de esportes Vitalzão, o I Simpósio Municipal de Educação: Formação de Professores para Transformação da Prática Docente. O evento foi um sucesso e contou com a participação de mais de 500 educadores do município e de regiões circunvizinhas.

Na ocasião, o prefeito de Queimadas, Carlinhos de Tião e a secretária municipal de Educação, Delúsia Barros abriram o evento, agradeceram aos presentes e aconselharam que todos pudessem aproveitar ao máximo o Simpósio por se tratar de mais uma oportunidade de aprendizado para a transformação de uma instituição escolar pública municipal com qualidade social e reconhecida em sua ação educativa por excelência do ensino.

“A iniciativa da secretária de Educação, Delúsia é de suma importância na realização deste evento e desejo a vocês que possam aproveitar essa oportunidade. Quero agradecer a presença de todos vocês por prestigiarem o I Simpósio Municipal de Educação e desejo ainda que sejam todos bem vindos. Muito obrigado”, disse o prefeito, Carlinhos de Tião.De acordo com a secretária, Delúsia Barros o I Simpósio Municipal de Educação é oportuno para reforçar muitos assuntos que fazem parte da rotina de trabalho de todos os servidores que atuam na rede municipal de ensino. “Esse tipo de evento é muito importante, pois além de possibilitar a troca de experiência, contribui para o crescimento social e educacional de todos os nossos educadores. Portanto, peço a todos vocês que aproveitem ao máximo a palestra que será proferida pela Doutora, Marta Silene Ferreira de Barros”, destacou.O I Simpósio Municipal de Educação: Formação de Professores para Transformação da Prática Docente teve a participação especial da palestrante, Marta Silene Ferreira Barros, doutora em Educação na área de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolas pela Universidade de São Paulo (USP). A palestra teve duração de duas horas e ao final, Dra. Marta ainda respondeu a dúvidas e questionamentos dos educadores presentes.

A principal mensagem transmitida pela palestrante, Dra Marta Silene foi a de que os professores não podem e não devem se acomodar na busca do conhecimento. Ela falou ainda a importância da reflexão atrelada a experiência didática à pesquisa teórica que fortalece a formação docente na transformação das ações em sala de aula. Para Dra. Marta, o papel reflexivo do professor está associado ao exercício da autonomia. “O professor que reflete, questiona a sua própria prática e, com isso, adquire condições de tomar decisões mais assertivas acerca do seu trabalho em sala de aula e na sua própria vida social”, frisou.

O I Simpósio Municipal de Educação contou ainda com a parceria da Unicesumar - Educação à Distância, que ao final do evento, sorteou quatro bolsas de estudos para pós-graduação entre os presentes.

Confira o currículo resumido da Dra. Maria Silene Ferreira de Barros

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba UEPB (1991); Bacharel em Psicologia pela Faculdade Ingá - UNINGÁ (2008); Especialista em O Pensamento Educacional no Brasil pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (1995). Especialização em Terapia de Casal e Família (2012). Mestrado em Eucação (Filosofia da Educação) pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (1998). Doutorado em Educação na área de Didática, Teorias de Ensino e Prática Escolares pela Universidade de São Paulo - USP (2004). Doutorado Sandwich em Sociologie de Léducation pela Université Charles-de-Gaulle em Lille - França (2002-2003). Pós-Doutorado em Educação pela UNESP de Marília - SP (2016). Formação em Terapia de Família e Casal pela Faculdade Teológica Sul Americana (2009). Atualmente é professora Associada B- TIDE do Departamento de Educação - Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina UEL. É Lider do Grupo de Pesquisa FOCO Formação Continuada: Implicações do Materialismo Histórico e Dialético e da Teoria Histórico Cultural na Prática Docente e no Desenvolvimento Humano. Participa como membro dos seguintes grupos de pesquisa: Leitura e Educação: Práticas Pedagógicas no contexto da Pedagogia Histórico-Crítica- UEL; Processos de Leitura e de escrita: apropriação e objetivação UNESP Campus de Marília-SP; Infância, Educação Infantil e Formação de professores UEL. Coordena o Projeto de Pesquisa: Formação e ação docente: implicações e possibilidades do marxismo e da teoria Histórico Cultural para o desenvolvimento humano. Áreas de atuação: Formação de professores, Educação Infantil, Infância e Aprendizagem; Saberes docentes e Prática pedagógica na Perspectiva Histórico Crítica; Desenvolvimento humano na perspectiva dialética e histórico cultural. E-mail mbarros_22@hotmail.com/mbarros@uel.brInformações coletadas do Lattes

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