Secult de Queimadas implanta Programa que visa apresentar “Rota dos Lajedos” aos estudantes da rede pública municipal de ensino

por Publicado em 12/05/2018 às 11:41

A Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer de Queimadas (Secult) implantará, em parceria com o “Queimadas Ativa”, o Projeto “Queimadas Ativa nas Escolas”. O Projeto terá início a partir da próxima terça-feira (15), nos expedientes da manhã e tarde, na rede pública municipal de ensino.  O programa tem como objetivo utilizar o Ecoturismo e o Turismo de Aventura entre a juventude e inicialmente será voltado aos estudantes do 6º ao 9º.

Conforme informações da secretária da Secult de Queimadas, Angélica Figueiredo o programa será apresentado nas escolas, todas as terças e quartas-feiras, e pretende levar aos estudantes mais conhecimento sobre o Projeto Rota dos Lajedos, um projeto do Sebrae Paraíba com a finalidade de apoiar o desenvolvimento turístico do Cariri Oriental.

A Rota dos Lajedos envolve atrativos das cidades de Queimadas, Caturité, Boqueirão, Cabaceiras, Boa Vista, São João do Cariri e Gurjão, englobando pontos como o Lajedo de Pai Mateus, a Pedra do Touro, a Pedra da Tartaruga, e vários outros atrativos da região ideais para o turismo de aventura e ecoturismo. O acesso à rota pode ser feito através das rodovias BR-412 e BR-104.

“Com este Projeto, temos a pretensão em divulgar nossas riquezas naturais entre nossos estudantes e incentivar qualidade de vida entre eles”, destacou Angélica Figueiredo.

Angélica informou ainda que a metodologia do Projeto Queimadas Ativa nas Escolas será efetivada através de visitas expositivas, utilizando cartazes, oratória, fotos dos esportes e vídeos educativos e expositivos sobre o turismo desenvolvido na região; iniciar excursões e trilhas com os estudantes nos pontos turísticos que fazem parte da Rota dos Lajedos, além de um curso (opcional) de escalada e de sobrevivência agregado ao ponto turístico.