SECULT busca parceria com IFPB para implantação do astroturismo em Queimadas-PB

Publicado em 20/06/2023 às 15:29

Visando a expansão das atividades turísticas em Queimadas-PB, a equipe da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (SECULT) está empenhada em firmar parcerias e desenvolver novos segmentos turísticos no município.

Na última sexta-feira (16), a secretária Angélica Figueiredo e a gerente de Cultura Anne Ferreira estiveram reunidas com representantes da Associação Paraibana de Astronomia (APA) e do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia do Instituto Federal da Paraíba (NEPA - IFPB) para discutir a viabilidade de implantação do astroturismo na “Cidade das Pedras”.

Em expansão no país, o astroturismo é um tipo de atividade turística pautada na observação dos astros e fenômenos celestes, especialmente em lugares com menor poluição luminosa e com condições climáticas e topográficas propícias. Durante a reunião, o presidente da APA, Marcelo Zurita, e o coordenador do NEPA – IFPB, Allysson Macário, dialogaram com as representantes queimadenses sobre as potencialidades da região para a atividade.

Conforme explica a secretária Angélica Figueiredo, o astroturismo é “uma área já consolidada no sudeste do país, mas que aqui na nossa região ainda não é explorada. Então, visualizamos a possiblidade de implantar esse novo segmento turístico aqui na cidade e buscar parcerias para o desenvolvimento de pesquisas científicas e da efetivação do projeto”.

Na visão do coordenador do NEPA – IFPB, Allysson Macário, essa é uma iniciativa diferenciada e inovadora que representará um divisor de águas no turismo paraibano. “Trazer um diálogo sobre o Cosmos de forma leve e lúdica, sob a ótica das paisagens do interior aproximando a sociedade de Instituições Públicas de Ensino é com toda certeza um cenário perfeito para disseminar nosso conhecimento acerca da astronomia”, destacou o professor Allysson.

O próximo passo será a realização de uma visita técnica, na qual as equipes do NEPA – IFPB e da SECULT realizarão o mapeamento de todo o território queimadense, afim de identificar os locais mais propícios à observação astronômica. Famosa pelas suas exuberantes formações rochosas e riquezas naturais, Queimadas já é destaque regional nos segmentos do turismo de aventura e cicloturismo.