Secretarias municipais de Queimadas se reúnem com Cerest-CG para firmarem parceria em prol de ações para erradicação do trabalho infantil

por Publicado em 02/10/2017 às 20:19

Na tarde desta segunda-feira (2), as Secretarias Municipais de Saúde e Desenvolvimento Social de Queimadas se reuniram com a coordenação do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalho de Campina Grande (Cerest-CG), com o intuito de firmarem parcerias em prol de ações estratégicas e ampliarem suas atuações no município para erradicação do trabalho infantil.

Dentre os temas abordados na reunião, o diálogo deu ênfase aos prejuízos do trabalho infantil para a educação e a vida social, afinal o trabalho infantil prejudica diretamente a saúde e o rendimento escolar da criança. Também foi discutida a importância do esclarecimento dos profissionais de todas as áreas da administração municipal para identificar crianças e adolescentes em situação de trabalho, e na aceitação do trabalho precoce por parte da sociedade através de mitos quanto ao trabalho infantil.

As secretárias, a assistente social e a coordenadora do Cerest-CG, Anna Karla decidiram organizar um grande evento que deve ocorrer no mês de outubro, com seminários e oficinas que possam viabilizar aos profissionais o devido esclarecimento sobre o tema. Serão convidados membros do Ministério Público, médicos, enfermeiros, professores, coordenadores e profissionais de todos os setores das secretarias municipais de Queimadas, além de técnicos do Cerest-CG.

A reunião ocorreu na sede da Sesau, em Queimadas e contou com a presença das Secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social, Eugênia Bernardino e Angélica Figueiredo, respectivamente e com a assistente social e técnica de Referência das Ações Estratégicas do Peti de Queimadas, Maria Alzenira Gomes.

"Quando somamos as forças em busca das parcerias só temos a ganhar. A nossa preocupação tem sido constante, pois os dados apresentados pelo IBGE mostra que o índice de trabalho infantil no município é bastante significativo. A SMDS vem realizando palestras semanais nas escolas municipais em parceria com a Secretaria de Educação. A ideia do Seminário vem reafirmar o compromisso da Gestão Municipal  com a melhoria da qualidade de vida de seu povo. Queremos debater com os profissionais das diversas secretarias envolvidas as melhores estratégias de enfrentamento ao trabalho infantil", destacou a assistente social, Alzenira Gomes.