Secretaria de Saúde intensifica vacinação contra o HPV nas escolas do município

por Publicado em 25/03/2018 às 14:59

A Secretaria Municipal de Saúde de Queimadas, através da Coordenação de Imunização e do Programa Saúde na Escola, intensifica, até o próximo dia 4 de abril, vacinação contra o HPV nas rede pública municipal de ensino e também nas escolas particulares.

A vacinação, segundo explicou a coordenadora do Programa Saúde na Escola, Daniela Duarte, será realizada em meninas entre 9 e 14 anos e meninos entre 11 e 14 anos. As escolas localizadas na zona rural de Queimadas, devem procurar as equipes dos PSF’s mais próximas para solicitar que a vacina seja feita nas escolas.

A vacina contra o HPV, ou papiloma vírus humano, é dada em forma de injeção e previne não só o HPV, mas também o câncer do colo do útero. Esta vacina pode ser tomada no posto de saúde e clínicas particulares, mas também é oferecida pelo SUS nos postos de saúde e em campanhas de vacinação nas escolas.

A vacina oferecida pelo SUS é a quadrivalente, que protege contra os 4 tipos de vírus HPV mais comuns no Brasil. Após a toma da vacina o corpo produz os anticorpos necessários para combater o vírus.

Vale lembrar que o HPV é transmitido pelo contato direto com mucosas infectadas por meio de relação sexual e também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.