Secretaria de Saúde de Queimadas inicia o serviço de inserção gratuita de DIU para mulheres de Queimadas-PB

Publicado em 29/09/2022 às 10:28

Visando garantir o acesso e o direito das mulheres queimadenses a um planejamento familiar eficaz e à saúde reprodutiva, a Municipal de Saúde de Queimadas-PB (SESAU) iniciou nesta semana o serviço de inserção de DIU (dispositivo intrauterino).

O DIU é um dos principais métodos contraceptivos de longo prazo e agora é ofertado gratuitamente na Policlínica Municipal Marizete Cordeiro. As mulheres que desejam inserir o DIU devem procurar a sua Unidade de Saúde da Família e conversar com o enfermeiro ou médico para a solicitação do procedimento. A princípio, a prioridade dos atendimentos será para aquelas mulheres que apresentam má adaptação aos anticoncepcionais hormonais, mas posteriormente será ampliado para todas as interessadas.

O médico ginecologista Dr. Antônio Henriques, responsável pela realização do procedimento na Policlínica Municipal, explica que o DIU é “uma ótima opção para aquela paciente que deseja uma concepção de longo prazo. Uma vez inserido o dispositivo ela pode ficar por até dez anos protegida contra uma gestão não planejada”. Ele destaca ainda que este é um serviço de fundamental importância, oferecido em poucos municípios. O procedimento é simples e rápido, e realizado em cerca de 15 minutos.

Além do DIU, a rede municipal de saúde de Queimadas também disponibiliza de diversos outros métodos contraceptivos, como anticoncepcionais e preservativos masculinos e femininos.