Secretaria de Saúde de Queimadas entrega Manual de Carteira de Serviços aos profissionais da Estratégia Saúde da Família

por Publicado em 13/03/2018 às 21:04

A Secretaria Municipal de Saúde de Queimadas entregou, na manhã desta terça-feira (13), o Guia de Referência Rápida aos enfermeiros da Estratégia Saúde da Família do município. O Guia é denominado de Carteira de Serviços da Atenção Primária e, como preconiza o Ministério da Saúde, deve ser utilizado nas Unidades Básicas de Saúde.

Segundo a secretária de Saúde, Eugênia Bernardino, trata-se de um manual que visa nortear as ações de saúde oferecidas à população e pode ser utilizado por todos os profissionais que atuam nas unidades, sendo um guia de referência e consulta para todos os procedimento e serviços de saúde ofertados no âmbito da atenção básica do município.

A Carteira de Serviços, preconizada pelo Ministério da Saúde, é um padrão estratégico para o Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ) e foi elaborada pela coordenação do programa na Secretaria Municipal de Saúde de Queimadas.

“O interesse coletivo da gestão e dos coordenadores da secretaria é oferecer um serviço de maior qualidade e excelência à população do nosso município, incentivando e capacitando os profissionais, utilizando mecanismos no processo de trabalho em saúde que estejam em consonância com os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Dessa maneira, vamos avançando e qualificando os serviços, melhorando as condições de trabalho, com a preocupação de fortalecer as ações em saúde do município, tornando o atendimento mais eficiente e acessível à população”, destacou Eugênia.