Secretaria de Saúde da PMQ descentraliza coleta de exames laboratoriais e adquire novos equipamentos

por Publicado em 21/07/2017 às 16:47

A partir da próxima semana, a Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Queimadas, passará a fazer a coleta descentralizada de exames laboratoriais. Inicialmente o serviço se estenderá para os postos de Saúde do Ligeiro II (que atende também o Ligeiro I) e do Riacho do Meio (que atenderá toda a região de abrangência desta localidade). A Sesau também adquiriu novos equipamentos que permitirão um atendimento mais qualificado à população.

A pretensão, segundo informou a coordenadora do Laboratório Clínico, Sandra Maria é descentralizar para várias outras localidades, mas inicialmente além da continuidade do atendimento no laboratório, localizado ao lado da Policlínica de Queimadas, o serviço estará a disposição da população no Ligeiro e no Riacho do Meio.

“Esta é mais uma inovação da atual gestão. Antes, a coleta de exames só era realizada no laboratório central que fica localizado ao lado da Policlínica da cidade, mas a partir da próxima semana estaremos realizando essas coletas no Ligeiro I e II e no Riacho do Meio. E brevemente estaremos descentralizando para outras áreas da cidade”, destacou Sandra.

Além da descentralização na coleta de exames laboratoriais para as localidades já citadas, a coordenadora Sandra Maria acrescentou que alguns exames, a exemplo da Hemoglobina Glicada (exame para diagnóstico e acompanhamento do diabetes) e o Ionograma (análise médica que consiste em medir o nível de eletrólitos no organismo), passarão a ser realizados no próprio laboratório. Ela explicou que após a aquisição de novos equipamentos, esses exames não precisarão mais ser terceirizados.

“Apesar das dificuldades que temos enfrentado, o prefeito, Carlinhos de Tião tem tido uma atenção especial com a Saúde do município e no início deste ano, fez aquisição de novos aparelhos possibilitando que exames que antes precisavam ser realizados fora da cidade, agora já possam ser feitos aqui mesmo no laboratório. Na gestão passada não houve nenhum tipo de aquisição de novos equipamentos, mas agora já temos condições de servir melhor a população de Queimadas”, frisou Sandra.

Alguns exames realizados pelo laboratório clínico de Queimadas:

Dosagens bioquímicas, Imunologia, Hematologia, Hormônios, Ionograma, Sorologia, Hemoglobina Glicada, entre outros.
Veja alguns equipamentos adquiridos na atual gestão para prestar um atendimento mais qualificado e diversificado à população:

Analisador de eletrólitos

Analisador de hemoglobina Glicada

Aparelho de osmose reversa purificador de água

Aquisição de microscópio novo

Equipamento automatizado de Bioquímica