Secretaria de Saúde da PMQ atende população em ritmo junino e realiza festejos no Caps e nos Postos de Saúde

por Publicado em 23/06/2017 às 13:19

O São João da Tradição, em Queimadas, como o próprio nome sugere, realiza um verdadeiro resgate da cultura popular neste mês de junho com rituais, danças, brincadeiras, coco de roda, repentes, forró pé-de-serra, entre outras apresentações ressaltando aspectos culturais nordestinos e tudo isso através do entretenimento. Só esta semana, a Secretaria de Saúde realizou ações atendendo a população queimadense nas ruas centrais da cidade e também nos postos de saúde, tudo em ritmo junino e com muita disposição.

Os exames realizados na população queimadense pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Queimadas, durante a Ação Global do "Arraiá da Saúde", foram:106 aferições de pressão, 200 tipagens sanguíneas, 220 testes de glicemia, 300 escovas de dentes entregues, 350 panfletos entregues sobre prevenções contra a dengue, chikungunya e Zyca e 300 hipocloritos distribuídos.

O destaque mesmo ficou por conta do “Arraiá da Inclusão”, realizado pela Secretaria de Saúde do município. Animação e inclusão marcaram a festa junina aos pacientes atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps). O arraial teve comidas típicas, brincadeiras, quadrilha junina e muito arrasta pé ao som de trio de forró autêntico. A coordenadora, Raquel de Farias destacou que somado a diversão também está a missões do Centro de Atenção, que é a inclusão social e integração com a sociedade.

“O CAPS é um centro de reabilitação de pacientes com transtornos mentais, e o Arraiá faz parte dos projetos terapêuticos desenvolvidos pelo centro. Desta maneira a intenção é garantir a integração e inclusão social dessas pessoas com a sociedade”, frisou Raquel.

O evento foi prestigiado pelo Secretário Municipal de Saúde, Felipe Ramos, que na oportunidade agradeceu a dedicação da equipe de profissionais que atuam no CAPS em proporcionar qualidade no atendimento aos usuários do serviço. A gerente de atenção básica do município, Andressa Goes também esteve presente e ressaltou a importância da realização de eventos desta natureza junto aos pacientes atendidos pelo Centro. “Esse tipo de ação, através da inclusão, só vem agregar mais ainda aos métodos já utilizados pelos profissionais que trabalham diariamente na recuperação dessas pessoas”, pontuou.

Os Postos de Saúde do Zé Velho e de Olho D\"água também realizaram junto à comunidade os festejos juninos da localidade, oferecendo animação, forró pé-de-serra e comidas típicas para a população. A Secretaria de Saúde da PMQ também ofereceu aos seus funcionários uma tarde de confraternização junina.