Secretaria de Educação de Queimadas realiza a IV Olimpíada do Conhecimento

Publicado em 27/10/2022 às 18:54

A Secretaria Municipal de Educação de Queimadas-PB (SEDUC) aplicou, nesta quinta-feira (27/10), as avaliações da IV Olimpíada do Conhecimento, destinada aos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino.

Os alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Queimadas/PB participaram, nesta quinta-feira (27/10), da IV Olimpíada do Conhecimento – uma iniciativa da Prefeitura Municipal através da sua Secretaria de Educação (SEDUC) que tem como objetivo incentivar o avanço dos níveis de aprendizagem nas escolas municipais, premiando os alunos e educadores que mais se destacam nos resultados.

A Olimpíada do Conhecimento consiste em uma avaliação de múltipla escolha, elaborada de forma especial para cada ano de ensino (6º ao 9º ano), envolvendo todas as disciplinas do currículo escolar, os conteúdos estudados em sala de aula ao longo do ano e uma produção textual nos gêneros carta ou crônica. Ao participarem da olimpíada, os alunos concorrem a uma série de premiações como medalhas de reconhecimento, mochilas, celulares, tablets, notebooks, etc.

Neste ano de 2022, os professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares também serão premiados com valores em dinheiro, de acordo com o desempenho de seus alunos. Para conquistar as premiações, é necessário que as unidades escolares alcancem as metas já estabelecidas em lei.

Inovação tecnológica a favor do desenvolvimento educacional

Outra novidade implementada pela SEDUC na IV Olimpíada do Conhecimento foi o processo de correção e conferência dos resultados via QR code. Através dessa inovação tecnológica inserida na folha de respostas da avaliação, os alunos e professores podem conferir o gabarito das provas momentos após o fim do período de aplicação das provas, proporcionando assim a agilidade e legitimidade do processo.

O QR code também permitirá que, em breve, as unidades escolares tenham acesso os seus respectivos resultados e análises de desempenho na avaliação, e possam socializar as informações com seus alunos e familiares. O cerimônia de premiação da IV Olimpíada do Conhecimento será realizada no próximo mês de dezembro.