Secretaria de Desenvolvimento Social de Queimadas realiza palestra sobre Prevenção e Combate ao Câncer de Mama

por Publicado em 04/10/2017 às 12:45

Dando prosseguimento a Campanha Outubro Rosa, a Prefeitura de Queimadas, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, promoveu na manhã desta quarta-feira (4), uma palestra sobre Prevenção e Combate ao Câncer de Mama, proferida pela gerente operacional de Enfrentamento à Violência Contra à Mulher, Isânia Monteiro às mulheres usuárias do Centro de Referência e Assistência Social de Queimadas (CRAS).

Na oportunidade, foram abordados vários fatores de riscos que podem ocasionar a doença, a exemplo da má alimentação, obesidade, consumo de bebidas alcoólicas, além de fatores genéticos e reprodutivos das mulheres. Isânia também repassou ao público presente, orientações sobre as formas de prevenção e fatores que sinalizam à doença. A paciente oncológica, Ana Paula se fez presente e relatou sua experiência na luta contra o câncer de mama. Ela destacou entre vários fatores, a importância do auto exame da mama.

A secretária de Desenvolvimento Social, Angélica Figueiredo informou que rotineiramente, atividades como essa de prevenção ao câncer de mama, acontecem semanalmente às quartas-feiras, no auditório do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.

Para a gerente operacional de Enfrentamento à Violência Contra à Mulher, Isânia Monteiro destacou a importância da conscientização em torno do tema e reforçou que o melhor caminho para a prevenção é a realização de atividades contínuas para a população do município.

“Precisamos conscientizar nossas mulheres e para isso desenvolvemos semanalmente atividades educativas de prevenção. Este é um dos caminhos para o alcance do êxito no combate a essa doenças, entre outros problemas que envolvem não apenas as questões de saúde pública, mas de cunho social, cultural e de segurança”, frisou Isânia Monteiro.