Secretaria de Desenvolvimento Social de Queimadas realiza Campanha de Enfrentamento ao Trabalho Infantil

por Publicado em 14/06/2017 às 19:10

Dando prosseguimento a Campanha Chega de Trabalho Infantil durante todo este mês de junho, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, através do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) promoveu, na última terça-feira (13), uma caminhada pelas ruas centrais de Queimadas com os estudantes da rede pública municipal de ensino, com o objetivo de conscientizar a população sobre a temática.

A Campanha tem o propósito de engajar toda a rede socioassistencial do município (CRAS, SCFV I e II, Gerencia da Mulher, Secretaria de Educação – Escola Municipal Judith Barbosa de Paula Rego), no enfretamento ao trabalho irregular de crianças e adolescentes. Apesar de ser um tema que sempre provoca muita discussão, a verdade é uma só: “Criança não foi feita para trabalhar”.

Neste sentido, é importante destacar que, a criança que trabalha, além de se privar da alegria de uma infância saudável (física e psicologicamente), na maioria das vezes a criança e/ou adolescente que trabalha é levado a abandonar a escola prejudicando seu desenvolvimento intelectual e comprometendo cada vez mais seu futuro.

As atividades realizadas ocorreram no período de oito a 14 de junho e foram realizadas palestras com os responsáveis pelas crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV-I), Roda de conversas com os adolescentes do SCFV-II, caminhada e panfletagem pelas ruas centrais da cidade. Foram realizadas também campanhas educativas com os comerciantes da Feira de Gado, localizada no Ligeiro.

Apesar do dia 12 de junho ser considerada a data ênfase da Campanha, representando o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, as estratégias seguem o ano inteiro na luta através da prevenção e do combate ao trabalho insalubre e degradante de crianças e adolescentes.

Para maiores informações, denúncias e/ou esclarecimentos, o CREAS está à disposição, na rua João Barbosa da Silva, 144, Centro de Queimadas (ao lado da Prefeitura Municipal). As denúncias também podem ser feitas através do e-mail: creasqueimadas@gmail.com