Notícia

Secretaria de Agricultura de Queimadas inicia entrega do boleto do Garantia Safra 2017/2018

por Publicado em 12/01/2018 às 18:21

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Queimadas informou, na manhã desta sexta-feira (12), que a lista do Garantia Safra deste ano já foi homologada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e os boletos serão entreguaes a partir da próxima semana. 

A entrega dos boletos do Garantia Safra 2017/2018 ocorrerá no período de 18 a 30 de janeiro e estará disponível aos agricultores das 7h às 17h, na sede da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município, localizada na rua Odilon Almeida Barreto, nº 174 A – Centro.

Segundo informações do secretário, Aurélio Albuquerque  o Garantia Safra assegura aos agricultores terem renda com sua produção, principalmente ao passarem por condições ambientais adversas. “Esta é uma forma de estarmos mais próximos, auxiliando nosso agricultores no início do ano e a partir da próxima semana já estaremos fazendo a entrega dos boletos”, pontuou.

Garantia Safra

O Garantia-Safra tem como beneficiários os agricultores que possuem renda familiar mensal de, no máximo, 1,5 (um e meio) salário mínimo e que plantam entre 0,6 e 5 hectares de feijão, milho, arroz, mandioca, algodão. 

Uma vez aderidos ao programa, eles passam a receber o benefício quando o município em que moram comprova a perda de, pelo menos, 50% do conjunto dessas produções, ou de outras a serem definidas pelo órgão gestor do Fundo Garantia-Safra, em razão de estiagem ou excesso hídrico.

O valor do Benefício Garantia-Safra e a quantidade de agricultores a serem segurados pelo GS são definidos anualmente durante a reunião do Comitê Gestor do Garantia-Safra. 

Atualmente, o valor do benefício é igual a R$850, pago em cinco parcelas de R$170, por meio de cartões eletrônicos disponibilizados pela Caixa Econômica Federal e de acordo com o calendário de benefícios sociais. A medida é uma forma de contribuir para segurança alimentar da família do agricultor, o que dá liberdade para que ele escolha como aplicar o dinheiro.