Representantes da Secretaria de Saúde de Queimadas visitam o hospital HELP e dialogam com chanceler da Unifacisa

Publicado em 27/01/2023 às 08:13

A convite do Chanceler da Unifacisa, Dr. Dalton Gadelha, a equipe da Prefeitura de Queimadas e da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) visitou hoje (26) o HELP - Hospital de Ensino e Laboratórios de Pesquisa - em Campina Grande, que será inaugurado no próximo mês de março.

Durante a visita, o Dr. Dalton apresentou detalhadamente toda a estrutura e tecnologia de ponta do hospital que possuirá certificação internacional e será referência em diversas áreas da medicina, a exemplo da oncologia, radioterapia, hemodiálise, hemodinâmica e transplantes (principalmente hepáticos, renais e de córnea).

Construído em uma área de 30 mil m2, o HELP conta com 400 leitos, 3 UTIs (Adulto, Infantil e Neonatal) 25 salas de cirurgia, 25 ambulatórios (estes já estão em pleno funcionamento desde 2020) e diversos outros espaços inovadores que proporcionam ao paciente um tratamento humanizado e de excelência. A dinâmica do fluxo de atendimentos será de 60% para o SUS e filantropia e 40% para a rede particular.

A Prefeitura de Queimadas já é parceira da Unifacisa e da Fundação Pedro Américo (mantenedora do HELP) desde 2017. Através desta parceria, centenas de pacientes queimadenses são atendidos todos os meses nos ambulatórios da instituição em Campina Grande e na própria cidade de Queimadas através das unidades de atendimento móvel.

Com a inauguração do HELP, novas oportunidades de tratamento médico e de cooperação entre as instituições se apresentam em benefício da população local. Ao final da visita promovida por Dr. Dalton, todos os representantes da Prefeitura de Queimadas ficaram impressionados com a dimensão do projeto.

O secretário de Saúde Josué Casimiro frisou que Queimadas tem total interesse em ampliar essa sólida parceria e usufruir de todos os benefícios que o HELP oferecerá ao público queimadense. O chanceler prontamente designou um representante de sua equipe para manter contato direto com a SESAU e realizar novas reuniões de alinhamento.

UMA OPORTUNIDADE ÚNICA...

Logo no início da visita o Dr. Dalton Gadelha relembrou que a proposta inicial era construir o HELP no município de Queimadas, com o apoio total do prefeito Carlinhos de Tião que na época de sua primeira gestão à frente da prefeitura (2009-2012) chegou a concretizar a doação de um terreno às margens da BR-104 para a construção do hospital.

No entanto o cenário político que se desenhou após as eleições não foi favorável ao pleno desenvolvimento do município e a gestão que assumiu a Prefeitura partir de 2013 desfez a doação do terreno, recusando a oportunidade de ter, em solo queimadense, um hospital com certificação internacional.