Notícia

REAM Queimadas se reúne para discutir novas estratégias de atuação intersetorial para 2023 e aprovar regimento interno

Publicado em 14/03/2023 às 13:15

Representantes das secretarias, serviços e organizações que compõem a Rede de Atendimento à Mulher de Queimadas-PB (REAM) se reuniram na manhã desta terça-feira (14/03), para uma reunião de planejamento das ações e estratégias de enfrentamento à violência contra a mulher e de promoção à igualdade de gêneros a serem realizadas no município ao longo do ano.

A reunião fez parte do cronograma de ações da Prefeitura de Queimadas para o Mês das Mulheres – em alusão ao Dia Internacional da Mulher – e marcou também o retorno dos encontros mensais da REAM, que neste ano seguirão sendo realizados sempre na segunda terça-feira de cada mês.

Na reunião realizada hoje, foi feito o acolhimento de novos representantes que chegam para agregar experiências à rede e a aprovação do Regimento Interno da REAM, um documento que visa fortalecer a rede no que diz respeito à sua função pública regularmente instituída e ampliar a integração das ações entre todos os seus membros.

Durante o encontro também ficou definido que, a cada mês, um órgão/serviço integrante da rede apresentará aos demais um levantamento de suas atividades no município, com destaque para aquelas relacionadas ao atendimento de mulheres em situação de vulnerabilidade ou à promoção do empoderamento, do empreendedorismo e do bem estar feminino.

Essa iniciativa visa a análise dos dados estatísticos coletivamente, de forma que toda a rede tenha maior conhecimento da realidade municipal e, assim, tenha condições de elaborar novas políticas públicas e novas estratégias de atuação intersetorial.

 

SOBRE A REAM

Formada por serviços de direitos e da assistência social do município, organizações não governamentais, setores do poder judiciário e da administração municipal, a REAM Atua na prevenção e combate à violência contra a mulher, prestando orientação e apoio às vítimas.

Este trabalho que vem sendo desenvolvido em Queimadas nos últimos anos já recebeu premiações, a exemplo das duas edições do Selo Social Prefeitura Parceira da Mulher (2020 e 2022), o título de Melhor Experiência Exitosa na Mostra Paraíba Aqui Tem SUS 2022, a indicação para a Mostra Brasil Aqui Tem SUS 2022, entre outras citações de referência Brasil afora.