Queimadas tem 9 experiências de sucesso em Saúde Pública selecionadas para a IV Mostra Paraíba Aqui tem SUS”

Publicado em 26/04/2023 às 09:56

Os avanços na saúde pública de Queimadas-PB e a eficiência da gestão municipal na realização de projetos inovadores que promovem mais qualidade de vida para a população novamente se destacam a nível estadual. O município teve 9 experiências exitosas em saúde pública selecionadas para serem apresentadas na "IV Mostra Paraíba Aqui Tem SUS", que ocorrerá no dia 02 de maio na capital paraibana.

A "Mostra Paraíba Aqui Tem SUS" é uma realização do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS-PB) e da Secretaria de Estado da Saúde (SES), com o intuito de evidenciar as estratégias desenvolvidas pelos municípios que proporcionam o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e o acesso do cidadão aos atendimentos de qualidade.

Para esse evento científico, são selecionadas as 60 melhores experiências desenvolvidas nos municípios do Estado da Paraíba. Desse total, 15% dos trabalhos selecionados são de Queimadas. Para o prefeito Carlinhos de Tião, “esse resultado demonstra a qualidade do trabalho que a gestão municipal vem realizando na área da saúde, com investimentos e inovações, com um olhar diferenciado para a saúde pública, pois entendemos que a população de Queimadas merece o que há de melhor”.

Já o secretário de Saúde, Josué Casimiro, destaca que esta é a quarta edição da Mostra Paraíba aqui tem SUS e nas edições anteriores o município esteve entre os premiados, inclusive com o 1º lugar na edição de 2022. Ao todo, já são seis premiações conquistadas. “Para além da premiação e do resultado final que será conhecido após as apresentações no dia 02, estar entre os projetos selecionados significa para nós que estamos no caminho certo, que o empenho de toda a equipe faz a diferença na vida do cidadão”, destacou Josué.

As experiências selecionadas serão apresentadas à comissão avaliadora da Mostra pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), e concorrem à premiação das melhores experiências desenvolvidas em toda a Paraíba. Os projetos selecionados foram:

• Experiência intersetorial dos assistentes sociais da saúde na REMAS: desafios, contribuições e efeito;
  • Projeto Horta Comunitária: contenção de gastos e ressocialização de apenados em Queimadas-PB;
  • Assistência especializada em fisioterapia em âmbito do SUS: integração, efetividade e conquistas;
  • Intersetorialidade entre Vigilância, Academia da Saúde, Rede de Nutrição para qualidade de vida;
  • Rota de Assistência às Mulheres: caminho intersetorial de acesso à saúde pública na zona rural da PB;
  • Movimenta Saúde: práticas da rede de assistência à Saúde do Trabalhador de Queimadas-PB;
  • Saúde em dia o ano inteiro – Estratégias de acompanhamento da Saúde da Mulher de Queimadas-PB;
  • Triagem Neonatal: uma evolução e realidade na Policlínica no Município de Queimadas-PB;
  • Saúde da Mulher a melhor opção é: agilidade e parceria na prevenção contra o câncer de mama e útero.