Notícia

Queimadas supera as metas da campanha de vacinação antirrábica em 2023

Publicado em 03/11/2023 às 10:38

O município de Queimadas-PB superou a meta da campanha de vacinação antirrábica neste ano de 2023, tendo imunizado mais de 8.600 cães e gatos.

A meta estabelecida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) para 2023 era alcançar 80% da cobertura vacinal para gatos e 100% para cães, levando em consideração os dados do ano anterior. Queimadas alcançou as metas de 105% para gatos e 119% para cães.

Ao longo dos meses de setembro e outubro, a equipe de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) percorreu todo o território queimadense e não mediu esforços para vacinar o maior número de animais possível. Agora, está sendo realizada uma etapa de busca ativa de animais não vacinados, enquanto restam doses disponíveis.

De acordo com a Sesau, os excelentes resultados alcançados são reflexo também do comprometimento da população em levar seus animais para vacinar e garantir o sucesso da ação.

A vacinação contra a raiva é de fundamental importância e considerada a única forma de prevenir a doença que pode acometer tanto os animais como os seres humanos (ao contraírem a doença por uma mordida causada por animais infectados). Podem ser vacinados os cães e gatos com idade a partir de 03 meses de vida.