Notícia

Em Queimadas, Caravana da Rede Cuidar realiza atendimentos especializados em cardiologia e ortopedia pediátrica

Publicado em 22/07/2022 às 16:45

A Caravana da Rede Cuidar chegou a Queimadas nesta sexta-feira (22) para a realização de mais uma etapa de atendimentos especializados para crianças e adolescentes cardiopatas ou com problemas osteoarticulares, residentes nos 26 municípios que compõem a 3ª e a 15ª região de saúde da Paraíba.

Esta é a segunda vez que a cidade de Queimadas recebe o projeto do Governo do Estado, através da cooperação mútua entre a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a 3ª Gerência Regional de Saúde. Os atendimentos foram realizados na Escola Municipal Judith Barbosa de Paula Rêgo e no Hospital Geral de Queimadas.

Ao todo, cerca de 100 crianças e adolescentes foram beneficiados com a caravana, que conta com uma equipe de especialistas nas áreas de cardiologia pediátrica, ortopedia, enfermagem, odontologia, assistência social, psicologia e obstetrícia.

Também foram realizados atendimentos na área da Saúde da Mulher, com a inserção de Dispositivo Intra Ulterino (DIU) em aproximadamente 20 mulheres previamente agendadas, e ministrados dois minicursos para profissionais da Atenção Básica.

O prefeito de Queimadas, Carlinhos de Tião, e o secretário de Saúde, Josué Casimiro, recepcionaram a equipe da Rede Cuidar e acompanharam a realização das consultas na Escola Judith Barbosa. O secretário executivo de Saúde da Paraíba, Dr. Jhony Bezerra também esteve presente. Até o dia 30 de julho, a caravana deve passar por 13 municípios paraibanos, promovendo a busca ativa dos pacientes que se encaixam no perfil de atendimento.

Conforme explica a médica e coordenadora da Rede Cuidar, Juliana Soares, através da Caravana, as crianças que até então se encontravam na lista de espera pelo atendimento especializado em um hospital da capital do estado agora estão sendo atendidas em suas regiões e encaminhadas para os respectivos tratamentos de forma mais eficiente, conforme a classificação de risco de cada caso.

Dra. Juliana enfatizou ainda que o sucesso efetivo da Caravana da Rede Cuidar só é possível graças às parcerias firmadas com as secretarias municipais e equipes de atenção básica, que proporcionam todo o auxílio necessário para o atendimento e monitoramento dos pacientes. Em Queimadas, a SESAU providencia todo o suporte necessário para os pacientes atendidos pela Rede Cuidar.

Galeria de fotos