Queimadas sedia primeiro encontro do Intercâmbio Circuito Municípios de Mãos Dadas pela Igualdade de Gênero

Publicado em 31/03/2022 às 19:13

A cidade de Queimadas/PB sediou, nesta quinta-feira (31/03), o primeiro encontro do Intercâmbio Circuito Municípios de Mãos Dadas pela Igualdade de Gênero. A iniciativa reúne representantes de dez prefeituras paraibanas e tem como objetivo discutir, ao longo do ano de 2022, as práticas exitosas de atuação das gestões municipais para o fortalecimento e protagonismo das redes locais de atendimento e política para as mulheres.

Além de Queimadas, participam do intercâmbio os municípios de Aroeiras, Boa Vista, Boqueirão, Cabaceiras, Cubati, Cruz do Espírito Santo, Fagundes, Picuí e Umbuzeiro. A cada mês, um dos municípios receberá a visita dos demais para compartilhar as suas realizações em prol da igualdade de gênero e, ao final do ciclo de visitas, todas as equipes se unirão para a elaboração de um livro sobre o projeto.

Reconhecida como referência no que se refere às redes de atendimento, articulação e política para as mulheres, a equipe da Prefeitura de Queimadas apresentou aos visitantes um panorama de todo o trabalho que é desenvolvido no município, tanto pelas secretarias e serviços da gestão municipal, quanto pelos demais setores do poder público e da sociedade civil organizada que atuam em conjunto através da REAM – Rede de Atendimento às Mulheres.

Na solenidade de abertura, a secretária de Desenvolvimento Social de Queimadas, Maria Alzenira Alexandrino; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Isânia Monteiro; a gerente administrativa do Ligeiro, Delúsia Barros; a secretária de Cultura de Queimadas, Angélica Figueiredo; a delegada da DEAM em Queimadas, Juliana Brasil; a representante do COMGEMAS Nacional, Keiles Lucena; a representante dos municípios integrantes do circuito, Maria de Guadalupe Dias; e o vereador Fabiano Pereira destacaram a relevância do intercâmbio para todos os municípios envolvidos.

“Este intercâmbio é mais do que um encontro. Nós iremos de mãos dadas fortalecer um trabalho que vem sendo desenvolvido em todos os municípios e que percebemos, a cada dia, a necessidade de aprimorar a nossa atuação. Queimadas está de portas abertas para compartilhar as experiências daqui, para conhecer as realizações de vocês que possam também ser implantadas em nosso município”, pontuou a secretária Alzenira Alexandrino.

Ao final das apresentações e dos grupos de trabalho, os participantes partilharam as suas análises sobre o encontro e montaram o calendário de visitas para o ano de 2022, sendo Boqueirão a próxima cidade a sediar o intercâmbio, no dia 29 de abril. Também foi confeccionado um tapete mural, dividido em dez campos a serem preenchidos à cada encontro e evidenciando os aspectos artístico-culturais de cada município sede. O primeiro campo foi preenchido com bordados feitos pelas artesãs queimadenses.

PROJETO ROTA DE ASSISTÊNCIA ÀS MULHERES DE QUEIMADAS

Durante Intercâmbio Circuito Municípios de Mãos Dadas pela Igualdade de Gênero, a Prefeitura de Queimadas lançou também o Projeto Rota de Assistência às Mulheres de Queimadas, uma iniciativa estratégica que visa facilitar o acesso das mulheres das comunidades rurais aos serviços e ações da assistência social, educação, saúde e sistema de justiça.

O Projeto Rota será trabalhado de forma conjunta por todas as secretarias municipais e visitará, a cada mês, uma localidade diferente do município. A primeira edição será já no mês de abril, com data e programação a ser divulgada em breve.