Queimadas sedia, nesta terça-feira, reunião da Comissão Intergestores Regional do Cariri Oriental

por Publicado em 14/08/2017 às 18:39

Com o propósito de discutir questões, processos e planejamentos de saúde pertencentes à Comissão Intergestores Regional (CIR), a Secretaria Municipal de Saúde de Queimadas (Sesau) sedia, nesta terça-feira (15), a partir das 13h, na Câmara dos Vereadores, o encontro com os gestores das Secretarias de Saúde do Cariri Oriental. Na ocasião, a nova secretária de Saúde do município, Francisca Eugênia Bernardino estará recebendo as boas vindas dos representantes da Saúde da região.

A reunião contará com a participação dos gestores das 14 cidades que compõem o Cariri Oriental: Queimadas, Boqueirão, Aroeiras, Barra de Santana, Caturité, Cabaceiras, Alcantil, Barra de São Miguel, Gado Bravo, Natuba, Riacho de Santo Antônio, Santa Cecília, São Domingos do Cariri e Umbuzeiro.

A secretária de Saúde de Queimadas, Eugênia Bernardino, destacou que trata-se de um encontro de grande importância para a Saúde da região do Cariri Oriental, uma vez que é um espaço de fortalecimento da gestão dos municípios. Ela revelou que é uma satisfação poder recepcionar os participantes da Comissão Intergestores Regional na cidade.

CIR – As Comissões Intergestores Regionais (CIR) têm caráter consultivo e deliberativo, sendo fóruns privilegiados para a negociação, pactuação, planejamento e avaliação da Gestão das Políticas de Saúde no Estado entre as Secretarias Municipais de Saúde, através de seus gestores. A Paraíba possui 16 Comissões Intergestores Regionais divididas por macrorregiões.

As Comissões Intergestores Regionais têm como função atualizar e acompanhar a Programação Pactuada e Integrada (PPI) de atenção à saúde; desenhar o processo regulatório com definição de fluxos e protocolos; estimular estratégias de qualificação do controle social; apoiar o processo de planejamento local; constituir um processo dinâmico de avaliação e monitoramento regional e instituir um processo dinâmico de planejamento regional.