Queimadas sedia "Encontro de Prefeitos do Cariri e Agreste Paraibano" promovido pelo Sebrae

Publicado em 02/02/2023 às 19:46

O município de Queimadas sediou nesta quinta-feira (02), o Encontro de Prefeitos do Cariri e Agreste Paraibano. O encontro foi promovido pelo Sebrae-PB com o objetivo promover a integração intermunicipal a partir de uma agenda de desenvolvimento regional próspera para todos os municípios envolvidos.

A reunião contou com a participação do superintendente do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim, do gerente regional do Sebrae em Campina Grande, João Alberto Miranda, do prefeito anfitrião Carlinhos de Tião, da secretaria de Turismo e Desenvolvimento da Paraíba, Rosália Lucas, e dos prefeitos de 10 municípios da região.

Os prefeitos presentes foram: Tiago Castro (Cabaceiras), Marcos Freitas (Boqueirão), Lins Filho (Natuba), Onildo Lindgerb (São Domingos do Cariri), Cícero do Carmo (Alcantil), Cacilda Andrade (Barra de Santanta), Ana Lorena (Monteiro), Marcílio Farias (Santa Cecília), João Batista (Barra de São Miguel) e Ediglei Amorim (santo André). Outros prefeitos que não puderam comparecer foram representados por seus respectivos secretários.

No primeiro momento, os gestores acompanharam uma palestra sobre a importância do SIM (Serviço de Inspeção Municipal) e do SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal) para a comercialização dos produtos oriundos da produção rural local. A palestra foi ministrada pelo consultor do Sebrae João Nascimento, que apresentou casos de sucesso de cooperação intermunicipal apoiados pelo Sebrae e tirou dúvidas dos prefeitos em relação ao tema.

Em seguida o prefeito Carlinhos de Tião, apresentou um panorama do trabalho que vem sendo realizado em Queimadas com vistas ao fortalecimento da economia local e ao protagonismo dos empreendedores e produtores rurais do município. Como destaque, ele apresentou o novo Mercado Público de Queimadas, um espaço construído para atender não apenas as necessidades dos moradores do município, mas também dos habitantes dos municípios vizinhos.

Carlinhos destacou ainda a importância desse encontro proporcionado pelo Sebrae. "É uma satisfação recebermos esse encontro em Queimadas, mostrar o que está sendo feito aqui e debater possibilidades de parcerias entre os municípios para que todos possam crescer juntos. Cada município representado aqui tem muitos potenciais, experiências que podem ser ampliadas para os vizinhos e, assim, nós trabalhamos o desenvolvimento regional beneficiando toda a população", frisou Carlinhos.

Diante das experiências relatadas e da proposta de apoio por parte do Sebrae, os gestores acenaram para a criação de um consórcio intermunicipal focado no desenvolvimento regional. No dia 02 de março os prefeitos se reunirão novamente na cidade de Monteiro para aprimorar a ideia e organizar um documento coletivo com as principais demandas de cada município.

O encontro foi encerrado com uma visita no novo Mercado Público de Queimadas, inaugurado em 17 de novembro de 2022, que reúne mais de 300 empreendedores locais e se apresenta como um excelente ponto de apoio para a comercialização dos produtos vindos dos municípios do Cariri e Agreste paraibano.